gestão de recursos humanos

5 boas práticas de gestão de recursos humanos para sua escola

Os gestores que enxergam a escola como um ambiente exclusivo para o desenvolvimento humano muitas vezes têm dificuldade em importar estratégias do mundo corporativo.

Educação não pode ser considerada uma simples mercadoria, mas as escolas podem sim aprender com as boas práticas de gestão empresarial.

Que conhecer algumas práticas para melhorar a gestão de RH da sua escola? Fique com a gente!

  • Contrate por meio de processo de seleção

Pode ser que seja mais fácil contratar via indicação de algum professor experiente ou de amigos do meio acadêmico, mas não se esqueça de que a melhor forma de inserir alguém no corpo docente da escola é por meio de seleção.

Se for preciso, contrate uma consultoria de RH para avaliar o currículo dos candidatos, insira a prova prática com aula e faça entrevistas.

É uma maneira de reduzir os riscos de contratar alguém que não se adapte à ideologia da escola.

  • Dê atenção à equipe administrativa

Uma escola, para funcionar, precisa ter uma área administrativa e de atendimento que seja eficiente.

Não adianta ter um corpo docente nota 10 se os alunos não conseguem resolver problemas burocráticos de matrículas, de inscrição, solicitação de documentos, etc.

Não se esqueça de fazer também um processo seletivo para contratar essa parte da equipe.

  • Faça avaliações periódicas

As empresas fazem e as escolas também podem fazer. Crie um sistema de avaliação periódico que vai servir como termômetro da situação na escola, por exemplo:

  • Qual professor consegue gerir melhor conflitos?
  • Qual tem dificuldade para controlar a turma?
  • Que cursos o professor fez naquele período?

Existem muitas formas de fazer esse tipo de avaliação, mas é essencial o acordo dos professores e a participação deles no processo de definição de critérios.

Caso contrário, essa pode parecer uma medida desnecessariamente autoritária!

  • Motive seus alunos e colaboradores

Esse é um dos grandes desafios no meio empresarial, e as escolas também devem ficar atentas. Vale destacar que a motivação não está ligada unicamente ao aumento de salário.

Os professores precisam ver que têm possibilidade de crescimento profissional. Isso pode ser feito incentivando projetos individuais e estabelecendo bons planos de carreira.

O mesmo vale para os alunos, que precisam estar constantemente motivados a estudar. A inovação no ambiente escolar costuma funcionar como fator de motivação para os dois lados: professores e alunos.

  • Promova um ambiente amigável

Fazer com que o ambiente seja integrado e amigável é uma das tarefas mais árduas do RH. Uma boa maneira de conseguir isso é promover atividades extra classe, campeonatos ou eventos culturais.

A integração da equipe (no caso professores, pessoal administrativo e alunos) é o primeiro passo para o engajamento em fazer com que o sistema todo funcione.

 Ou seja, que o professor ensine, que o aluno tenha interesse em aprender e que haja estrutura eficiente ao redor para dar suporte.

As boas práticas de gestão escolar podem parecer simples, mas na verdade são um grande desafio, pois dependem da vontade de todos de fazer dar certo e não apenas da implementação de novas regras por parte dos diretores.

 Não se trata apenas de administrar, mas de convencer de que práticas como essas são essenciais para que a escola não deixe de lado os próprios princípios pedagógicos.

E você, que práticas de recursos humanos têm feito a diferença na escola em que você trabalha? Deixe sua experiência nos comentários!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Conversar agora
Falar com um consultor
Quer falar com um consultor?