Software de Gestão Escolar

3 formas de melhorar a gestão financeira de sua escola!

Ter uma escola não é tarefa fácil: além da alta exigência e particularidades inerentes a uma instituição de ensino, a gestão financeira desse tipo de empreendimento pode ser extremamente difícil.

Em uma empresa cujo foco se concentra em uma questão tão ampla e complexa quanto a educação, nem sempre o gestor vai ter tanto conhecimento das questões econômicas e suas nuances.

Mas isso não significa que ele não tem a habilidade necessária para administrar seu negócio da melhor maneira.

Através da adoção de algumas estratégias precisas, é possível reduzir as chances de erros e conseguir um controle muito mais eficiente das finanças da escola.

Quer saber quais são essas medidas? Continue lendo com a gente!

CUIDE DA SUA INFRAESTRUTURA

A infraestrutura é uma parte fundamental no funcionamento de qualquer empreendimento, sobretudo no caso de uma escola.

Investir nessa área, portanto, é primordial para evitar ter problemas no futuro: manutenção preventiva é indispensável!

Com uma série de pessoas usando os ambientes, tudo precisa estar em perfeita ordem para que a integridade física de ninguém corra riscos.

Alguns itens com os quais o gestor deve ter um cuidado especial são:

  • A rede elétrica, cujos fios desencapados ou mal cuidados podem gerar acidentes e consumir muito mais energia;
  • A rede hidráulica, em que vazamentos podem provocar danos nas instalações elétricas e graves acidentes;
  • Cuidados em caso de incêndio, que podem ter mais chances de acontecer caso a escola ofereça aulas em laboratórios ou outras oficinas práticas.

INVISTA EM MARKETING 

No universo da educação, a princípio, pode parecer superficial investir em marketing.

Mas esse empreendimento, como praticamente todos os tipos de negócios nos dias de hoje, enfrenta ampla concorrência e pouca fidelização por parte dos clientes.

Por isso, investir em uma campanha de marketing certeira é essencial para atrair novos alunos e assegurar a satisfação dos que já estão matriculados.

Além disso, vale lembrar que o marketing atual está intimamente relacionado à educação, e é possível usar estratégias como um blog ou e-mail marketing justamente para educar seus clientes e potenciais alunos (ou pais) a respeito da importância do ensino de qualidade e dos cursos que a sua escola oferece.

MANTENHA AS FINANÇAS SOB CONTROLE 

Ao contrário de outros tipos de negócio, em uma escola, o grande foco é no ensino de alta qualidade, o que pode deixar encoberta a necessidade intrínseca de qualquer empreendimento: dar lucro!

Para minimizar essa questão e contribuir para um controle mais amplo dos aspectos econômicos da instituição de ensino, é primordial investir em um bom software de gestão.

Esse tipo de software, também chamado ERP (Enterprise Resource Planning, ou software integrado de gestão empresarial) possui módulos de gestão financeira e, em alguns casos, também outros específicos para a área da educação.

Seu principal objetivo é promover um forte gerenciamento automatizado e ajudar nos processos administrativos, deixando-os livre de erros.

Esse mercado está cada vez mais competitivo, mas com as atitudes certas, você tornará a gestão bem menos trabalhosa e poderá ensinar com qualidade sem abrir mão dos lucros!

Você ainda não utiliza um ERP na sua escola? Fale com o nosso consultor e vamos mudar a sua gestão escolar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Conversar agora
1
Falar com um consultor?
Quer falar com um consultor?