Ensino Híbrido: conheça o conceito e coloque em prática!

O mundo vive em constante evolução e para o acompanhar, as áreas de desenvolvimento humano também tem que evoluir. Um dos principais âmbitos afetados com essas mudanças é a Educação.

Isso, porque, muito se vê o apego ao manter o antigo e tradicional método de ensino manual nas escolas, com rejeição a nova era tecnológica – clique aqui para entender sobre a modalidade EAD.

Esse recurso integra o físico com o virtual em um só método de ensino. Assim, o princípio do ensino conservador é preservado, mas reconstituído de forma atual.

Quer entender como promover essa união? Vamos descobrir!

O que é ensino híbrido? 

O ensino híbrido é a união do meio tecnológico com o presencial que busca promover melhores experiências para os alunos – clique aqui para entender como o tecnologia pode auxiliar no aumento do rendimento dos alunos.

Ele é a integração da internet no ramo educacional, ofertando duas formas de estudos: presencial e online.

O ensino se torna mais simples quando os gestores concordam que o método presencial sem apoio da internet não é tão eficaz quanto a sua união com a tecnologia, o que gera resultados mais positivos.

O ensino hibrido, portanto, consiste em unir uma estratégia já usada há anos à uma nova metodologia de ensinar.

Portanto, usa-se de uma alternativa que faz parte do dia a dia de todos fazendo com que os mecanismos entrem em harmonia e os resultados tendem a evoluir.

Quais os benefícios para minha instituição?  

A primeira vantagem visível aos alunos é a liberdade de poder estudar em diversos lugares diferentes, tendo acesso livre aos conteúdos.

Com a criação de um ambiente virtual para que o estudante realize as atividades e tenha acesso aos temas propostos, ele pode escolher um lugar que se sinta mais confortável fugindo do tradicional tornando seu tempo de estudo mais agradável.

O tempo é um aliado desse método. As horas em sala de aula não são suficientes para o conteúdo programado, por isso, a união dos dois meios é essencial para que o aluno faça seu próprio tempo de estudo.

Além disso, por se tratar de uma metodologia ativa por parte dos alunos, os professores conseguem identificar quais são as dificuldades individuais de cada estudante. Assim, eles vão contorna-las individualmente, observando o que está sendo eficaz e o que não para o aprendizado daquele aluno tornando possível a tomada de medidas imediatas.

Como implementar essa alternativa? 

Para que essa medida seja implementada, é necessário um bom planejamento por parte do professor, alinhado a um ótimo ambiente virtual (Conheça a CBK).

O planejamento de aula é feito para que os alunos recebam informações tanto diretamente com o docente quanto geradas a partir da plataforma online. Portanto, oferece aos discentes maiores possibilidades de conhecimento.

Assim, isto quer dizer que, os professores podem promover aulas dinâmicas, como: grupos de pesquisas, aulas em laboratórios de informática e salas de aula invertida com conteúdo online para garantir que haverá maior índice de aprendizado por parte dos estudantes.

Dessa forma, os alunos estarão mais interessados e dispostos a aprender, o que resultará em notas positivas e melhor desenvolvimento.

A sua instituição não é hibrida? Conheça nosso software CBK e implante agora mesmo esse método revolucionário!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Conversar agora
1
Falar com um consultor?
Quer falar com um consultor?