7 desafios comuns da gestão escolar e como resolvê-los

O sucesso de uma empresa depende, principalmente, da forma como são conduzidas as adversidades internas.

Em relação à gestão escolar, especificamente, a situação não é muito diferente.

Por isso, é necessário conhecer os desafios e as suas soluções para evitar cometer os mesmos erros na sua instituição.

Acompanhe nosso artigo e anote as dicas!

1. Escolha de diretores

A forma mais comum e utilizada no Brasil para escolha de gestores para as escolas é através de seleção política ou por eleições.

Embora a segunda opção permita abarcar opinião da comunidade institucional, ambas as alternativas podem falhar por não considerar a real competência do escolhido.

Apesar de apenas poucos estados brasileiros optarem por isto, a opção mais adequada para escolha de gestores deveria abarcar testes e provas que visam atestar a proficiência gerencial dos candidatos, garantindo que eles têm as competências necessárias para uma gestão eficaz.

2. Fiscalização

Ainda que os diretores tenham a função de gerir todo o trabalho desenvolvido pelos demais funcionários, é necessário que seu esforço também seja avaliado, uma vez que o desempenho da instituição depende, logicamente, do trabalho em conjunto, desenvolvido por cada um dos membros da escola.

Uma opção é avaliar, através de levantamento estatístico, os indicadores gerais de insumos, processo, resultados, impacto, eficiência interna e externa, equidade, inclusão e outros.

O Programa Indicadores da Qualidade da educação, da Ação Educativa, por exemplo, disponibiliza à comunidade uma versão de sistema de indicadores populares de qualidade da escola.

3. Capacitação de qualidade

Não há atividade de qualidade que seja desenvolvida sem conhecimento teórico.

A capacitação envolve não somente o ensino especializado de uma determinada área, como também atualizações periódicas em metodologias pedagógicas, e deve ser realizada, preferencialmente, por todos os membros da instituição.

Para tal, é possível promover cursos de atualização presenciais e online, treinamentos, pós-graduações, materiais disponíveis na internet, entre outros.

4. Organização documentária

Talvez a tarefa administrativa de organização dos documentos da escola seja a mais trabalhosa, pois envolve o armazenamento cumulativo de dados que não podem, de maneira alguma, ser extraviados.

A vantagem da era tecnológica, por sua vez, é a possibilidade de armazenamento de dados de maneira digital, o que facilita a busca, ampliando espaços físicos e reduzindo as chances de perdas e deterioração dos documentos.

Para saber mais sobre como organizar as documentações da sua escola, clique aqui!

5. Controle financeiro

organização, o planejamento e a projeção financeira da instituição de ensino, quando realizados corretamente, viabilizam uma série de possibilidades à escola, pois permitem ao gestor ter ciência de eventuais problemas com antecedência, a tempo de fazê-lo procurar medidas protetivas.

Evite métodos ultrapassados de anotação em papéis, cadernos e planilhas físicas.

Se o fizer, procure técnicas complementares, como programas digitais, que fornecem dados estatísticos e gráficos que dão uma visão financeira robusta ao gestor.

6. Comunicação organizacional

As diferentes formas de comunicação organizacional da escola envolvem comunicação interna, assessoria de imprensa e mídias sociais.

A comunicação é eficiente ao minimizar conflitos internos, fornece visão abrangente do mercado, permitir conhecimento dos desafios da organização, aumentar a rentabilidade dos trabalhos e viabilizar a participação dos funcionários no crescimento institucional.

É importante criar canais de linguagem adequados que estimulem tanto o público interno quando externo, como os boletins informativos, jornais, folhetos, avisos em murais, reuniões e outros.

Deve-se dirigir as atividades considerando os interesses em comum, promover o envolvimento de todos os funcionários e incentivar a participação.

7. Gerenciamento de conflitos internos

Conflitos internos podem ser causados por disputas e competição entre membros da equipe, existência de objetivos e interesses divergentes, estresse, medo das mudanças, falhas na comunicação, diferenças em personalidade e vários outros fatores.

Não saber gerir essas situações provocam problemas que contribuem para a desestabilização da estrutura organizacional da escola.

Independentemente do tipo de intervenção a ser feita, no entanto, o ideal é que o gestor esteja preocupado em encontrar soluções e não culpados, tratando cada um com respeito, sabendo ouvir e falar, evitando preconceitos e, principalmente, não ignorando o conflito.

Você já enfrentou algum desses desafios? Deixe nos comentários!

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