Como fazer um relatório de gestão escolar?

Toda entidade de ensino deve ter um relatório de gestão escolar, já que esse tipo de relatório mostra as atividades que estão sendo feitas na entidade e os seus efeitos.

Para fazer uma instituição escolar crescer, é necessária uma gestão e para ocorrer essa gestão, é necessário um plano de ação.

Para alinhar esse plano, é essencial que os envolvidos trabalhem em conjunto, de modo a buscarem soluções para os desafios encontrados.

Quer saber como fazer isso? Continue com a gente!

QUAL O OBJETIVO DE UM RELATÓRIO DE GESTÃO?

Os relatórios de gestão escolar são demonstrativos nos quais se busca analisar todas as atividades que estão sendo executadas pela gestão e se elas estão surtindo efeito positivo no desempenho das crianças e jovens.

Isso inclui alcançar os objetivos educacionais com os alunos, o controle de gastos, novas matrículas, entre outros objetivos estabelecidos.

Para que o relatório tenha efeito, ele deve ser realizado periodicamente!

VOCÊ SABE O QUE DEVE CONTER EM RELATÓRIO DE GESTÃO ESCOLAR?

Para produzir um relatório de gestão escolar, é importante levar em consideração:

  • Integração de setores: no relatório, deve ser observado se os setores estão integrados de maneira positiva e se tem surtido o efeito esperado.
  • Medidas de desempenho: no relatório, é necessário descrever o processo da escola e qual o seu desempenho nas mais diversas áreas. Os processos devem ser registrados, avaliados e analisados para ver se precisam ser reescritos.

Nesse caso, é importante a escola ter um software de gestão que analise todos esses dados para medir o desempenho das atividades. Quer saber mais sobre isso? Clique aqui e leia “Como um software de gestão pode otimizar os processos nas escolas”

  • Controle financeiro: Controlar todos os gastos da escola também é importante. É obrigação saber analisar e monitorar a entrada e saída de dinheiro e o valor dos investimentos realizados a fim de saber se o que tem no caixa da escola é suficiente para dar o retorno necessário para cobrir os custos.
  • Análise do desempenho dos alunos: outro fator fundamental é medir o desempenho dos alunos. Verificar se as ações postas em prática estão surgindo efeito.
  • Batimento de metas: o relatório de gestão escolar também deve avaliar se as metas estabelecidas pela instituição estão sendo alcançadas no prazo definido.

COMO FACILITAR A CRIAÇÃO DE UM RELATÓRIO DE GESTÃO ESCOLAR?

Um bom software de gestão escolar poderá auxiliar muito na criação desses relatórios.

Com o CBK software, é possível agilizar todo o processo e aumentar o desempenho da escola da seguinte forma:

  • Administração: o software de gestão escolar já vem pronto para ser utilizado. Com ele, é possível fazer relatórios para você poder analisar quais pontos devem ser modificados e quais devem permanecer.
  • Financeiro: com essa ferramenta, é possível verificar todas as receitas, despesas e checar inadimplências da instituição.
  • Pedagógico: é possível avaliar o desempenho escolar de cada aluno e, se necessário, tomar medidas para estimular o desempenho deles.

Quer saber mais sobre como o nosso software pode otimizar os seus processos? Fale com o nosso consultor (Clique aqui) e tire suas dúvidas!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Conversar agora
1
Falar com um consultor?
Quer falar com um consultor?