Você sabe quais são os 7 documentos importantes para a gestão escolar da sua instituição?

Todo e qualquer gestor escolar deve se valer de ferramentas gerenciais para administrar a instituição da melhor maneira possível.

  • Dentre essas ferramentas estão documentos como por exemplo, os ofícios, as planilhas, os formulários, os relatórios e os planejamentos.

Esses arquivos ajudam a controlar diferentes setores da escola, além de contribuir diretamente para o aprimoramento dos processos administrativos.

Pensando nisso, preparamos uma lista de documentos importantíssimos para a gestão escolar. Continue lendo!

  • Projeto Político Pedagógico

O PPP (artigo link como implementar o ppp) é um dos principais documentos para a escola, pois ele serve de guia para que a instituição alcance suas metas, sonhos e objetivos.

O projeto da instituição precisa ser registrado por escrito e deve conter propostas concretas de ação.

Além disso, ele precisa contemplar aspectos como a cidadania, a comunidade e sociedade, de modo que não se tenha apenas alunos, mas pessoas críticas e conscientes de seu papel.

  • Relação de pagamentos

Para manter as finanças da escola em ordem, é importante ter por escrito ou em um sistema informatizado a relação de pagamentos individualizados, de preferência por contrato.

Monte um processo para cada fornecedor ou projeto e crie o hábito de detalhar as etapas de pagamento, anexando, inclusive, as notas e recibos.

  • Ficha de movimentação bancária

Também é importante acompanhar de forma precisa a movimentação bancária da escola.

Para tanto, vale a pena fazer uma ficha a fim de controlar as entradas, saídas, taxas, etc. Esse documento é extremamente importante para a saúde financeira da instituição, além de ser um bom instrumento para a prestação de contas.

  • Pasta individual do aluno

Todo aluno tem um histórico, um perfil e especificidades pessoais que, querendo ou não, podem interferir no processo de ensino-aprendizagem.

Por essas e outras, é crucial que se tenha uma pasta ou prontuário do aluno. Nessa pasta estudantil devem constar dados importantes sobre a vida escolar do estudante.

  • Descrição de projetos

Sempre depois de reuniões de conselho e criação de novos projetos, registre os planos e decisões em uma descrição de projeto, pois esse documento pode servir posteriormente para fazer a solicitação de recursos mediante a Secretaria de Educação ou até mesmo para iniciar um processo para a utilização de recursos próprios.

  • Roteiro de orçamento de serviços

Para ter um padrão nas licitações e solicitações de serviços para a escola, monte um roteiro explicando como pedir orçamentos e informando tudo o que é necessário para contratar uma empresa fornecedora.

Esse documento é importante para padronizar processos e facilitar a vida de gestores, assistentes administrativos e secretários.

  • Levantamento patrimonial

Todo diretor deve ter acesso ao inventário da escola, bem como precisa constantemente atualizar a relação de bens construídos ou adquiridos durante a sua gestão.

 Cumpre ressaltar que as aquisições devem estar de acordo com o planejamento e os projetos da instituição para que haja coerência em todo o processo.

Sua instituição conta com todos esses documentos, mas não sabe como organiza-los? Vamos te ajudar!

Conheça como organizar os documentos de uma escola e otimize seus processos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Conversar agora
1
Falar com um consultor?
Quer falar com um consultor?