Para uma escola funcionar, é preciso que todos os setores estejam alinhados, certo? Começamos desde o setor administrativo ao corpo docente.
Principalmente porque, com o passar dos anos, a área educacional vem se atualizando, necessitando que as instituições se modifiquem para suprir as novas necessidades.
De olho nisso, os gestores devem estar sempre atentos as capacidades dos seus professores. Afinal são eles os responsáveis por formar toda a população, não é mesmo?
E por essa razão, eles precisam estar sempre atualizados e em busca de aprimorar seus talentos e conhecimentos.
Por essa razão, trouxemos 4 dicas para aumentar as capacidades dos docentes da sua instituição. Continue lendo e confira!
1ª dica: Motive seus docentes
A primeira dica não é nada mirabolante e extravagante, mas com certeza é a menos empregada no dia a dia de uma instituição.
Seus professores precisam ser motivados para que saibam que estão no caminho certo.
E esse reconhecimento pode ser tanto com premiações financeiras, ou com simples elogios depois de um bom resultado.
Por exemplo, você pode analisar relatórios feitos por eles com a relação das notas dos alunos e se houve um crescimento considerável com a estratégia que ele está empregando, você premia-lo como forma de agradecimento.
Lembre-se que um elogio pode mudar um dia inteiro de trabalho!
2ª dica: Invista em tecnologias
Ofereça diferentes recursos para que ele tenha opções as quais recorrer!
As tecnologias podem auxiliar durante as aulas, facilitar o entendimento dos alunos e otimizar a rotina do professor. Ou seja, a escola tende a ganhar muito com isso. Por exemplo:
- Um sistema de gestão que permite a aplicação de uma metodologia ativa ou hibrida por meio do AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem), em que o conteúdo é ministrado em sala de aula e fica a cargo do aluno realizar pesquisas, trabalhos e atividades sobre o assunto em casa.
Saiba mais em: Ensino híbrido: o que é? Conheça o conceito e coloque em prática!
Pense sempre que quando menos tempo o docente leva em uma função, mais liberdade ele tem para realizar outras funções!
3ª dica: Ofereça conteúdos gratuitos
Se você quer que ele se atualize, ofereça opções a ele!
Existem muitas plataformas que disponibilizam conteúdos de forma gratuita ou com valores muito acessíveis para as instituições de ensino.
Por exemplo, o Youtube EDU oferece materiais úteis para professores que querem deixar suas aulas mais atrativas.
Outro local rico em conhecimento é a Unesp Aberta, que oferece em um ambiente virtual de aprendizagem conteúdo que ajudam no enriquecimento de diversas áreas distintas.
As mídias digitais também ofertam perfis profissionais em que outros professores oferecem dicas muito valiosas para melhorar aulas, atividades e a postura dentro da sala. Vale uma pesquisa, viu?!
4º dica: Liberdade para ensinar
Muitos professores ficam restritos a um livro didático e não se permitem usar a criatividade porque a escola não permite.
E nós temos que admitir que hoje em dia é muito difícil manter a atenção dos alunos quando a forma de explicar não é atrativa.
Por exemplo, em que situação você acha que o aluno aprenderá a divisão matemática de forma mais simples: com uma pizza cortada em pedaços ou com uma explicação no quadro branco?
Por isso, dê a liberdade que ele precisa para inovar e criar seus próprios métodos de ensinar aos seus alunos. Os resultados serão positivos, com certeza!
E você pode acompanhar tudo isso analisando a relação das notas ao final do bimestre, para ter a certeza que está dando certo.
Gostou da dica? Já aplica alguma delas na sua escola? Conta aqui para a gente!