Contar com um sistema de gestão escolar eficiente representa um forte diferencial competitivo para as instituições de ensino.
Essa capacidade do sistema de tornar as atribuições administrativas e financeiras mais ágeis e seguras resulta em economia, alta produtividade da equipe e, consequentemente, na melhora da qualidade do ensino.
No entanto, investir numa solução que de fato valha a pena requer alguns pontos de atenção.
Então, confira 4 passos para escolher o sistema de gestão escolar ideal para a sua instituição de ensino.
1º PASSO: BUSQUE AS REAIS NECESSIDADES DA ESCOLA
No primeiro momento, é importante levantar as reais necessidades da escola, considerando o que pode ser facilitado ou resolvido nos processos internos de forma automatizada.
Para isso, vale começar listando todos os problemas que a escola vem enfrentando, por exemplo:
- Problemas financeiros;
- Inadimplência;
- Evasão de alunos;
- Capacitação da equipe;
- Questões pedagógicas que precisem ser melhoradas.
Dependendo desse levantamento, o sistema deverá incluir soluções que fazem o controle de cobranças, por exemplo, identificam atrasos, permitem pagamentos das mensalidades, dentre outras funcionalidades que tornam a gestão do caixa escolar eficiente.
2º PASSO: ANALISE COMO O SISTEMA ATUA DE FORMA DIRETA EM ÁREAS ESPECIFICAS
Você deve verificar como o sistema pode atuar em especial nas áreas pedagógica e administrativa, além das formas de assistência à comunidade escolar.
Assim, é possível conhecer as possibilidades e as limitações do software, além de identificar as ações que farão a diferença na qualidade do ensino e no crescimento da instituição.
Então, tente observar o que pode ser feito pelo sistema para melhorar o desempenho dos alunos, por exemplo:
- A emissão de circulares, boletins e documentos de forma mais rápida e fácil;
- A comunicação com os pais e responsáveis por meios eletrônicos;
- A organização das aulas pelos professores.
3º PASSO: CONHEÇA SOBRE A ESTRUTURA E SUPORTE DA EMPRESA
Apesar de a indicação ser sempre um sistema de gestão escolar mais completo, o terceiro passo é averiguar como funciona a instalação desse software e o tipo de suporte que a empresa oferece.
Com essas informações, é possível saber se terá uma equipe ou profissional disponível para tirar dúvidas, resolver os problemas prontamente e, além disso, se existe algum treinamento para os professores, gestores e quaisquer funcionários que terão contato com a plataforma no momento da instalação.
4º PASSO: BUSQUE UM SISTEMA FÁCIL E INTUITIVO
Por último, lembre-se de confirmar se o sistema possui uma configuração intuitiva e de fácil acessibilidade.
Uma plataforma amigável garante o bom uso das suas funcionalidades e o proveito da equipe escolar, que passa a contar com essa ferramenta para ganhar tempo e produtividade.
Para fazer o investimento certo, conheça também a credibilidade que a empresa de software tem no mercado.
A melhor forma de fazer isso é verificar o seu site, redes sociais e, sobretudo, recomendações e opiniões de clientes reais que usufruem dos seus produtos e serviços.
Depois de aprender a como escolher um sistema de gestão escolar ideal, te convidamos a conferir as soluções da CBK para as instituições de ensino.
Quer saber mais? Fale com o nosso consultor e vamos juntos alavancar os resultados da sua instituição!