Se você é professor ou trabalha com educação em alguma escola ou universidade, provavelmente já ouviu falar sobre tematização da prática.
E ainda que esse seja um estilo de gestão pedagógica que tem aparecido como assunto cada vez mais comum nas reuniões, muitos profissionais ainda não sabem exatamente o que significa esse termo e como ele pode ser útil para o seu trabalho como professor.
Vamos conhecer o que é e quais as vantagens dessa metodologia? Confira!
O conceito de tematização
Tematização da prática é o nome dado para a análise de experiências e situações vivenciadas em uma sala de aula para que possam ser utilizadas como uma reflexão da atuação do professor em situações futuras.
A tematização é realizada ao longo do processo de ensino e é vista como uma maneira pela qual os docentes podem avaliar seu trabalho e aprender com suas próprias experiências, desenvolvendo intervenções e atuações diferentes e que condizem com os seus objetivos durante esse período de trabalho.
Primeiras aplicações dessa teoria
Foi na década de 1990 que os primeiros educadores brasileiros começaram a usar a tematização da prática para melhorar sua atuação nas salas de aula.
Eles realizavam gravações de áudio e vídeo e apresentavam essas experiências em suas reuniões de docentes visando refletir sobre o que tinha acontecido naquele momento e o que poderia ser feito de forma diferente.
Dessa maneira, os professores conseguiam criar novas intervenções e novas formas de estimular e educar seus alunos, baseadas em situações que eles próprios vivenciaram, fugindo um pouco da teoria e trazendo para perto a prática de suas experiências.
A nova forma de aprender usando as experiências!
Implantar a tematização da prática na rotina dos professores de um colégio, escola ou universidade é uma maneira de permitir que esses docentes aprendam, com suas próprias experiências, a desenvolver métodos melhores de ensinos, voltados especificamente para as demandas de seus alunos.
As experiências em sala de aula podem ser gravadas em vídeo ou em áudio e compartilhadas com outros professores, de modo que todos tenham a chance de aprender com o que se passa nas diferentes turmas de alunos.
É claro que alguns professores apresentarão resistência à gravação de sua atuação dentro de sala de aula, porém, é importante que eles compreendam que o trabalho em grupo pode ser uma oportunidade de identificar problemas, trocar experiências e conhecer novas soluções.
Vale ressaltar que a ideia da tematização da prática não é, em hipótese alguma, expor o professor ou os alunos que possam estar por trás do problema, mas simplesmente aprender com as dificuldades que podem ser encontradas durante um processo de educação.
Como utilizar a tematização na sua rotina?
Usar a tematização na rotina de sua instituição de educação é muito simples!
Primeiro é preciso conversar com os professores e coordenadores da instituição para que todos estejam de acordo com a aplicação dessa técnica de aprendizado, exemplificando suas vantagens no processo de educação de seus alunos como também no seu crescimento como profissional.
Depois é importante começar a identificar as salas de aula que estão sofrendo com problemas relacionados com o processo educacional.
Separe o material necessário para o registro do áudio ou das imagens, grave tudo e prepare-se para uma reunião da equipe de professores.
Permita que, na reunião, o professor gravado apresente a experiência daquela situação e exponha os problemas para discussão. Abra a oportunidade para que o grupo, em conjunto, encontre a solução que será aplicada na próxima aula.
O benefício de se implantar a tematização
A tematização da prática é uma chance para que professores utilizem as suas próprias experiências como uma oportunidade de estudo e reflexão, se desenvolvendo como melhores profissionais beneficiando seus alunos com esse crescimento pessoal.
Você já ouviu falar de tematização? Deixe se comentário!
Já participou dessa metodologia? Conte sua experiência!