A comunicação, quando feita de forma efetiva, é um dos pilares para manter o sucesso da escola.
Sendo essencial para a aprendizagem dos alunos, a comunicação pode ser feita de diversas formas. Veja alguns de seus benefícios:
• Transmissão de saberes;
• Promoção de mudanças positivas;
•Conscientização sobre tópicos importantes para o desenvolvimento pessoal;
• Melhoria nas habilidades sociais.
Entretanto, é necessário saber utilizar os recursos certos para atingir os objetivos da instituição. As perguntas a serem feitas, podem ser:
• Qual linguagem utilizar para conquistar a atenção dos alunos?
• Quais práticas devem ser adotadas para aumentar a proximidade entre escola e alunos?
• Em quais plataformas os alunos estão se comunicando, com mais frequência?
Após responder as perguntas acima, é preciso agir. Entenda abaixo como proceder:
1. Fale a mesma língua
Depois de identificar a linguagem usada pelos alunos e suas formas comuns de comunicação, a escola deve se preocupar em facilitar o entendimento. Afinal, mesmo que a escola utilize vários canais, é imprescindível que os alunos se interessem pelo que é dito.
2. Canais populares
Pouco adianta produzir diversos conteúdos de comunicação, e não os integrar aos canais utilizados pelos alunos. Por isso, é de extrema importância que a escola reconheça os espaços dos alunos em ambientes virtuais e físicos.
Isto é, investir em comunicação nas redes sociais como Instagram e Facebook são excelentes estratégias para a escola.
3. Variedade
A distribuição de conteúdo pelas plataformas e dispositivos garante que todos os alunos tenham acesso ao que é veiculado pela escola. Alguns alunos podem preferir utilizar o notebook, enquanto outros passam a tarde conectados pelo celular.
Por esse motivo, nunca é demais variar nos veículos de comunicação e no conteúdo produzido.
4. Informações completas
Algumas informações são primordiais para o andamento do ano letivo. Por isso, todas as datas, horários e temas dos assuntos do ano devem estar disponíveis para os alunos. Alguns são:
• Calendário escolar;
• Datas de provas;
• Eventos comemorativos;
• Reuniões dos responsáveis e equipe;
• Feriados, entre outros.
As informações devem estar em locais de fácil acesso, tanto impressas em locais estratégicos da escola, como nas redes sociais e website.
Quais são os benefícios de aplicar essa metodologia?
Os benefícios de se estabelecer uma comunicação efetiva entre escola e alunos são inúmeros. Entenda os principais, abaixo:
• Vínculo: o vínculo criado a partir de uma boa comunicação é item de grande valor para a escola. Possuir a atenção do aluno e seu engajamento com as iniciativas da escola é importante para o crescimento da instituição;
• Proximidade: aproximar os alunos, inclusive entre si, pode trazer mudanças muito positivas para o dia a dia da escola. A conexão com o outro e parceria constroem seres humanos cada vez melhores para o futuro;
• Marca: a comunicação efetiva auxilia no crescimento da marca da escola, trazendo relevância para seu nome e seu trabalho. Por isso, além de comunicar-se com os alunos, é fundamental que a escola se comunique com a comunidade em que está inserida;
• Confiança: o processo de aprendizagem acontece de forma satisfatória quando o aluno confia em seus mentores e instituição. Para que isso aconteça, a escola deve estar sempre pronta para elucidar dúvidas e entregar conhecimento por meio da comunicação.
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