Como já se sabe, a tecnologia e a educação estão cada vez mais próximas.
Em uma realidade não tão distante, durante a pandemia do COVID 19, tablets, celulares e computadores foram a única forma de fazer com que os estudantes tivessem acesso à escola e aos conteúdos de forma menos nociva à sua aprendizagem.
E é claro que isso não seria passageiro, afinal, houve bons costumes criados durante essa época que hoje já fazem parte do dia-a-dia da escola.
Dessa forma, prepare-se para saber mais sobre o que é e como se adequar (caso não esteja) a transformação digital!
Boa leitura!
O que é transformação digital?
Entende-se por transformação digital, o processo de moldagem de uma atividade por meio da utilização de ferramentas tecnológicas.
Ou seja, é uma mudança na estrutura de organizações que deixam o velho pensamento de que a tecnologia deve ser usada em momentos pontuais, e passam a tê-la como aliada no cotidiano.
Um pesquisador chamado Marcio Ramos define essa transformação como:
“Quando se pensa nas tecnologias em Sala de Aula, vem a ideia sobre as Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) que são tecnologias utilizadas em sala de aula como quadros digitais e filmes interativos. A educação 4.0 é o modelo de educação que representa a era da inovação pela qual o mundo está passando. Nesse modelo, é necessário fazer com que quem está aprendendo consiga aprender a aplicar as novas tecnologias, para que possa desenvolver mudanças na sociedade. É um novo modelo de aprendizado no qual o aluno aprende sobre coisas que vão perdurar por toda a sua vida e que vão beneficiar a sociedade como um todo.”
Existem vantagens dessa mudança para a educação?
Sim!
A era digital está cada vez mais presente dentro das instituições de ensino, e ir contra essa adequação é literalmente “nadar contra a maré”!
A tecnologia já era bastante utilizada no passado, tais como em: laboratórios de informática, catracas eletrônicas, sites; porém, agora com a transformação, toda a escola fica conectada e tudo caminha de forma alinhada.
Dessa forma, torna-se a instituição atualizada e os estudantes adaptáveis a qualquer mudança e com múltiplas habilidades e conhecimentos em diferentes áreas.
Como se adequar a essa mudança?
A base de toda e qualquer alteração é fazer um bom PLANEJAMENTO!
Não há passo para frente e nem para trás que possa ser dado sem antes ser bem planejado, não é mesmo? Por isso, a primeira coisa a ser feita é definir um projeto e estruturá-lo de acordo com a realidade.
Nessa hora, deve se levar em conta:
- Os problemas atuais e o estágio de transformação;
- As expectativas de otimização e os objetivos;
- Quais as tecnologias solucionam os problemas;
- Qual o investimento e o retorno sobre ele;
Partindo disso, você tem tudo claro e exposto para dar início a essa transformação.
Algumas ferramentas que podem auxiliar nesse processo são:
- Aplicativos educacionais móveis;
- Conteúdo Multimídia;
- Lousa e mural digital;
- Simulados on-line;
- Gamificação;
- Google Docs e Sala de Aula;
- E-books;
Quer saber mais sobre isso? Deixe um comentário com sua opinião!
Para receber mais conteúdo como esse, assine nossa Newsletter!