A gestão escolar consiste na administração geral de uma instituição que envolve desde questões pedagógicas às financeiras.
Para isso, muitos processos são realizados, como: matrículas, mensalidades, alocação de professores e formação de turmas, além de outros aspectos que fazem parte da rotina de uma instituição de ensino.
Garantir um ensino de qualidade que ajude os alunos a desenvolver suas habilidades e potencialidades por meio das condições necessárias e com uma equipe capacitada requer muita dedicação, trabalho e foco.
Nesse sentido, utilizar a tecnologia a próprio favor com o propósito de otimizar diversas tarefas pode fazer toda a diferença nos resultados e proporcionar uma série de benefícios.
Uma excelente ferramenta é o software de gestão. Por meio dele é possível organizar e gerir a informações de maneira prática e rápida, gerar relatórios e outros documentos importantes, ou seja, otimizar os processos da escola – conheça 4 motivos para adotar esse software na sua instituição.
Quer saber com isso é possível e o que ele vai mudar na sua escola? Acompanhe os próximos tópicos!
Rapidez nas atividades financeiras e administrativas
Com o uso de um software de gestão é possível automatizar as burocráticas tarefas administrativas e financeiras que demandam bastante tempo.
Atividades como emissão de notas fiscais, 2ª via de boleto e rematrícula, por exemplo, podem ser facilmente disponibilizados aos usuários por meio do autoatendimento.
Dessa forma, o gestor terá tempo suficiente para se dedicar a questões estratégicas e mais complexas e isso resultará em:
- Redução da evasão escolar;
- Aumento de novos alunos;
- Queda na inadimplência;
- Geração de relatórios e gráficos de forma rápida;
- Aumento da produtividade;
- Controle financeiro eficiente;
- Indicadores financeiros e outros.
Mais eficiência nas gestões pedagógicas e acadêmicas
Por possibilitar uma maior facilidade nas funções, o software de gestão escolar contribui significativamente para a eficiência da gestão pedagógica e acadêmica.
Isso é possível porque os professores conseguem acompanhar o desempenho dos alunos de maneira individual, bastando apenas inserir o nome do estudante na barra de pesquisa.
Além disso, algumas características podem ser destacadas, por exemplo:
- Facilidade de acesso às informações por meio de qualquer dispositivo tecnológico;
- Visualização de dados de qualquer lugar do mundo;
- Banco de dados seguro para todas as informações;
- Possibilidade de comunicação mais eficiente entre todos os colaboradores, bem como alunos e pais;
- Também é possível que os responsáveis acompanhem todos os dados importantes de seus filhos, como frequência, boletim de notas e outros avisos importantes por meio da plataforma.
Dessa maneira, é possível criar uma relação próxima entre pais e escola, o que contribui para a redução da evasão escolar e, consequentemente, na retenção dos alunos.
Em suma, para quem deseja ter uma gestão ainda mais eficiente, com resultados positivos tanto para o gestor, como para professores, pais e alunos, um software de gestão escolar é a peça fundamental que vai ajudar na melhoria do desempenho da escola.
Quer saber como você pode ter um software de gestão escolar na sua instituição?
Fale com o nosso consultor, conheça o Software CBK e vamos juntos otimizar os seus processos!