Os alunos são a base da sua escola!
É por meio deles que sua instituição cresce e se mantém de pé e é por isso que você precisa investir neles e em sua aprendizagem.
Afinal, do que adianta ter um alto número de alunos se eles não estão aprendendo e nem se desenvolvendo? É na fase escolar que eles passam a absorver o máximo de conhecimento para as mais variadas áreas de sua vida, começam a ter uma opinião formada e desenhar seu próprio futuro.
Por isso, Gestor, você tem um papel importante na vida desse estudante e precisa entender como aumentar o seu desempenho.
Continue lendo e tenha uma boa leitura!
1. A prática muda tudo!
Ainda que sua escola não envolve nenhuma matéria específica e siga apenas a grade curricular disponível, você pode fazer com que seus alunos sejam mais felizes e interessados em aprender fornecendo a eles conteúdo prático.
Imagine que os professores vão aplicar a matéria de plantas em ciências: não seria mais interessante se os estudantes pudessem olhar no microscópio as partes das plantas?
Segundo uma pesquisadora chamada Keila Moreira “As atividades práticas são uma forma educativa de estimular a criatividade, a crítica e a reflexão no processo de ensino e aprendizagem, proporcionando um aprendizado mais significativo aos discentes.” Sendo assim, o índice de desenvolvimento sobre e o de desinteresse desce.
2. A tecnologia é uma importante aliada
Mesmo que muitos gestores ainda não aprovem por terem medo dos alunos extrapolarem no uso da tecnologia, ela pode ser uma aliada excelente no desenvolvimento da aprendizagem.
Fazer aulas que envolvam pesquisa, produção de material em vídeos, slides, além de tornar o aluno protagonista dos seus estudos, ainda faz com que ele entenda os limites de quando usar esses mecanismos.
Ao invés competir com as inovações, os professores devem usá-las ao seu favor, transformando aquilo que poderia ser negativo em uma nova possibilidade didática – clique aqui e entenda mais sobre como o software de gestão auxilia seus alunos.
3. Ajuda com a organização
Outro ponto que pode ajudar e muito, é disponibilizar uma psicopedagoga no âmbito escolar para que seus alunos possam aprender a se organizar.
Muitas vezes, o problema não está na forma e aplicação da matéria, nem no grau de dificuldade da prova, em muitos casos o rendimento baixo do estudante está ligado ao fato de ele não saber se organizar para estudar.
Por isso, fornecer um profissional que monte calendários, que auxilie e dê conselhos pode ser muito importante.
4. Reconhecimento pode mudar um dia
A última dica parece óbvia, mas que nem sempre é aplicada!
Reconhecer o esforço, a determinação e a coragem do estudante de tentar é muito mais valioso que apenas focar nos seus resultados. Ele precisa entender que o processo importa e que o final é uma consequência de tudo que passou.
Ele precisa estar motivado e você pode fazer isso acontecer. Lembre-se disso!
Gostou do conteúdo? Deixe sua opinião!