Chegando ao fim de mais um ano pandêmico e com uma situação aparentemente mais calma, já se diz muito sobre o retorno às aulas presenciais.
Mas assim como no início de 2020, tivemos que nos adaptar a uma nova realidade remota para não interromper o ano letivo. Agora com o retorno ao presencial, depois de quase dois anos longe de uma sala de aula física, também teremos que nos readaptar.
Afinal, o nosso “normal” mudou e não podemos simplesmente voltar a ativa sem que haja uma preparação.
Por isso, separamos 4 dicas que ajudarão você a preparar sua instituição para as atividades presenciais de forma clara e tranquila. Continue com a gente e boa leitura!
1ª dica: Siga os protocolos de saúde!
“Ah, a pandemia deu uma trégua, não precisamos ser tão rígidos” é o que muitos acreditam por aí!
Mas, não se esqueça que você está lidando com muitas vidas, tem pais confiando na sua escola e alunos que sabem apenas o básico sobre se cuidar sozinho. Ou seja, você precisa sim ser rígido quanto aos cuidados sanitários.
O uso de máscaras, distanciamento social, limite de alunos e disponibilidade de álcool em gel para todos são os protocolos básicos que devem ser seguidos nesse primeiro momento.
A pandemia se acalmou, mas não acabou, por isso faça o que estiver ao seu alcance para garantir o bem estar dos seus alunos nesse retorno.
2ª dica: Tenha um planejamento.
É, sua escola não pode voltar a ativa antes de se planejar.
E agora, vai ser um pouquinho mais complicado, porque antes seu planejamento se resumia para atividades presenciais normais ou adaptadas para as aulas remotas.
Agora, você precisa desenvolver exercícios para o novo normal, garantir o seguimento de todos os cuidados necessários sem deixar de lado o envolvimento entre os alunos.
E não se esqueça, todos os professores e funcionários precisam estar a par de tudo que irá acontecer. Compartilhe e discuta o planejamento com eles!
3ª dica: Mantenha uma comunicação com os responsáveis!
Nesse momento a comunicação clara e transparente é indispensável.
Os pais precisam ser informados do que está acontecendo, estar por dentro das medidas, das decisões, dos eventos…
Eles estão confiando seus filhos à sua escola, por isso, tenham diferentes canais de comunicação para deixá-lo mais confiante e seguro. WhatsApp, portal do aluno, e-mail, Ava são ótimas opções!
4ª dica: Mude quando necessário.
Avalie constantemente suas ações e analise se estão tendo bons resultados.
Os alunos seguem os protocolos, a taxa de aprendizado está crescendo, os professores estão conseguindo produzir? Fique sempre de olho nesses aspectos!
E se precisar, mude. Mude seu planejamento, suas condutas, sua estrutura e tudo o que for necessário para oferecer o melhor para seus discentes.
E por fim, não se esqueça. Volte se estiver seguro, reative suas atividades presenciais se sentir que sua escola pode voltar. Cobranças terão de todos os lados, por isso, sinta-se segura para voltar.
Gostou do conteúdo e achou útil? Deixe seu comentário aqui com a sua opinião!