A educação a distância, é uma modalidade de ensino que tem se tornado cada vez mais popular.
O ensino a distância não é novidade — o primeiro curso a distância no Brasil teve início em 1937, com aulas transmitidas via rádio e material impresso enviado pelos correios.
Porém, a popularização dessa modalidade observada neste século só foi possível graças à evolução tecnológica trazida pela internet.
As tecnologias EAD possibilitaram maior agilidade, controle e organização do processo pedagógico, tornando-o mais amigável e atrativo tanto para alunos quanto para professores e gestores.
Quer conhecer alguns dos recursos dessa modalidade? Continue com a gente!
Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA)
O AVA é uma plataforma online que o aluno acessa para assistir a aulas e fazer atividades. Geralmente, oferece variedade de formatos de tarefas, como:
- Fóruns;
- Questionários;
- Wikis;
E ainda, apresenta a possibilidade de inserir conteúdo como arquivos em formato PDF, de vídeo e áudio.
O AVA é onde fica armazenado todo o conteúdo do curso, e o aluno consegue acessá-lo em qualquer computador ligado à internet.
Fóruns e chats
Essas ferramentas permitem a interação e o compartilhamento de ideias de todos os participantes, se diferenciando apenas em relação ao tempo:
- Enquanto nos chats a interação ocorre em tempo real;
- nos fóruns a participação dos alunos não ocorre de forma síncrona.
Esses recursos favorecem uma aprendizagem mais colaborativa, engajando os alunos na construção do conhecimento através do debate e da troca de ideias.
Blogs
Blogs são basicamente páginas na internet cujo formato mais simples permite a criação e edição por qualquer usuário, sem necessidade de conhecimento em programação.
Os blogs se popularizaram como diários eletrônicos, porém sua utilidade foi logo percebida por profissionais da área de educação.
São bastante utilizados para fornecer material complementar às aulas, permitindo a discussão dos alunos em torno do assunto proposto devido à possibilidade de fazer comentários em cada publicação.
Videoaulas
A gravação das aulas para transmissão online é uma das formas mais comuns de apresentação de conteúdo no ensino remoto.
Podem ser apenas a filmagem do professor ministrando a aula ou envolver aplicativos para apresentação de slides, por exemplo.
Essa é uma ferramenta que favorece o estilo de aprendizagem audiovisual da mesma forma que a aula atua no formato presencial.
Videoconferência
A videoconferência conecta alunos e professores usando o computador e uma câmera, através da transmissão simultânea de imagens e sons.
Sua utilização favorece a interação e comunicação entre os participantes, pois assim como o chat, é uma ferramenta que transmite os dados em tempo real.
Biblioteca virtual
Para que o aluno tenha acesso a uma variedade de recursos bibliográficos, mesmo não contando com bibliotecas e livrarias próximas, os cursos à distância disponibilizam seu acervo em bibliotecas online, onde os alunos podem baixar ou consultar livros, revistas e artigos úteis.
O e-mail é bastante útil para a troca de mensagens entre todos os participantes de um curso, além de permitir o envio de alguns materiais, como textos e imagens.
As ferramentas que auxiliam os profissionais e alunos nas aulas onlines podem ser combinadas e usadas de diversas formas, por isso o profissional deve ter em mente não só o conteúdo a ser ensinado, mas também as características dos recursos disponíveis para transmiti-lo.
Conhecer seus formatos e funcionalidades permite melhor adequação aos seus propósitos pedagógicos sem perder de vista as necessidades dos estudantes.
O que achou dessas tecnologias? Deixe nos comentários!
Quer implantar na sua instituição? Conheça o Software CBK e otimize seus processos!