O setor financeiro é um dos mais importantes quando falamos de uma instituição de ensino privada. Afinal, o que faz com que ela se mantenha funcionado é seu capital!
Diante disso, sabemos que ao longo do caminho é bem comum encontrarmos desafios a respeito disso.
Planos mal feitos, clientes inadimplentes e muitas outras situações que podem surgir e atrapalhar o desenvolvimento de uma empresa…
Por isso, separamos dicas ótimas que vão te ajudar a estar sempre no controle da situação quando as coisas apertarem e te ajudarão a dar a volta por cima dos problemas.
Boa leitura! 💙
- Defina prioridades
O que são bons investimentos se não soubermos onde investir? Nada!
Por isso que a primeira coisa que você, diretor de uma instituição de ensino privada, tem que fazer é definir sua lista de prioridades que deve se renovar a cada mês.
Por exemplo, inicie listando tudo que precisa ser feito ou comprado na sua escola em um documento do word mesmo. Fez isso? Agora vá dando nome aos bois… quer dizer, números às pendências por ordem de prioridade, do mais urgente ao que pode esperar mais tempo.
Depois, arrume a ordem onde está escrevendo de forma clara e organizada e prontinho, é só começar a executar.
- Tenha um planejamento
Mas é claro que a dica anterior não ia ser tão simples assim, né? Antes da execução, você precisa fazer um planejamento financeiro.
Como saber resolvendo todos os problemas da sua escola, sem antes saber quanto de dinheiro você tem e em quanto tempo poderá repor? Não tem como!
Por isso, sente em uma cadeira e comece a fazer um planejamento bem detalhado, o que será pago primeiro, o que será reformado depois. Use sua lista de prioridades para planejar como será executado tudo que você anotou.
- Analise seus gastos e ganhos
Essa também é uma parte essencial, afinal, como saber o quanto posso gastar com a escola, se nem sei quanto estou recebendo?
Faça uma análise minuciosa do quanto gastou e se estava dentro do orçamento, de quanto recebeu, se está havendo inadimplências, se está batendo a meta, se seu capital está crescendo para detectar possíveis erros e mudar o plano enquanto há tempo.
Não se esqueça de SEMPRE fazer análises do seu financeiro. É um passo imprescindível contra a falência!
- Adote um sistema de gestão financeira escolar
A última dica é de fato uma das mais importantes até agora!
É possível que você ainda não conheça um software de gestão, massssss ainda há tempo para revertermos isso.
Um software de gestão como o CBK Software é um sistema tecnológico que une os setores da sua empresa, automatiza seus processos e torna sua gestão prática e assertiva.
E o que isso tem a ver com meu financeiro? Ele também faz a gestão dessa área garantindo uma diminuição da inadimplência, oferecendo um jeito de enxergar seus custos, ganhos e perdas de uma forma mais clara garantindo um resultado muito mais positivo.
Quer entender melhoro como isso funciona ou tirar alguma dúvida? Mande uma mensagem para o nosso consultor e vamos te ajudar!