Gerir uma instituição de ensino não é nada fácil e nós sabemos disso!
É preciso muito foco, força de vontade e conhecimento para cuidar de tudo e ainda estar pronto para qualquer tipo de imprevisto.
Por isso, ao longo do tempo, são comuns alguns erros que podem vir a afetar todo o desempenho da escola.
Não que essas falhas não possam acontecer. Elas podem e devem gerar aprendizado aos administradores da escola. Mas é claro que, quando identificada, deve ser corrigida buscando garantir o melhor aos alunos.
Por isso, confere quais são esses problemas e como resolver lendo nosso artigo. Boa leitura! 💚
1º erro: Não investir em tecnologia
Hoje, em tudo que se olha, se vê tecnologia!
É quase impossível encontrar um lugar que não tenha pelo menos um processo tecnológico dentro da sua instituição. E isso não quer dizer um computador/ tablet para cada aluno não, viu?
Isso significa, por exemplo, ter um software de gestão como o CBK que une os setores e permite a realização de chamadas, lançamento de notas, comunicação com os pais, emissão de boletos, de certificados, de históricos sem necessitar do empenho humano para a entregas desses.
2º erro: Não investir em comunicação assertiva
Quem faz a escola são os alunos, certo? Mas quem os coloca lá são seus pais!
Por isso, é de extrema importância ter meios para se comunicar com os responsáveis de forma assertiva para garantir que eles sintam-se seguros em deixar seus filhos dentro da sua escola sabendo que podem contar com você a hora que quiserem.
Além disso, falar com os alunos, dependendo do grau de ensino que sua instituição atende, pode evitar muitos processos burocráticos. Ele pode resolver suas próprias pendências sem precisar que seu pai vá à instituição fazer reunião, por exemplo, se tiver acesso a ferramentas como portal do aluno, em que ele troca e-mails diretos com os docentes e a coordenação.
Saiba mais em: Comunicação efetiva: saiba o que é e como ela pode te ajudar
3º erro: Não controlar a inadimplência
A inadimplência é de fato um dos maiores pesadelos de gestores de instituições privadas. Afinal, essa é a única fonte de renda dessa escola!
Por isso, fazer um controle assertivo é de extrema importância para garantir um financeiro saudável e manter a execução das atividades de forma normal.
Com a ajuda de um software, isso também se torna possível. Ele é ligado diretamente ao seu setor contábil e financeiro fazendo uma gestão eficiente e controlando as dívidas e recebimentos, garantindo o envio de notificações por e-mail para aqueles que estiverem inadimplentes em algum período.
Saiba mais em: Guia prático de inadimplência escolar: tudo o que você precisa saber!
4º erro: Não fazer planejamento escolar
A base para uma boa execução de um ano letivo, é um bom planejamento escolar!
Afinal, é necessário organizar-se, listar tudo que se espera para o futuro ano e ter todos os passos muito bem definidos para se alcançar. Afinal, sem planejamento não vamos a lugar nenhum.
Por isso, faça uma análise da sua escola, dos anos passados, dos resultados, das falhas e acertos e tudo aquilo que possa te ajudar a melhorar neste ano. Não se esqueça que seu resultado depende de você!
Saiba mais em: Planejamento escolar anual: comece agora mesmo!
Gostou do conteúdo? Deixe um comentário com sua dica!