Um dos valores mais louváveis que um ser humano pode desenvolver é o respeito com o próximo.
Conhecer, entender e aceitar a diversidade e saber conviver de forma harmoniosa com ela em todas as suas versões é de extrema importância para uma sociedade tão diferente como a que vivemos.
E como a escola é, geralmente, o primeiro lugar onde os estudantes terão contato com pessoas diferentes de si, é lá que se deve iniciar o incentivo ao respeito com outras pessoas e suas histórias.
Por isso, confira algumas formas de promover o respeito de forma tranquila entre os alunos na sua escola sem desrespeitar o espaço do outro. Tenha uma boa leitura!
1º passo: Promova aceitação na comunidade:
A aceitação é o primeiro passo para uma boa convivência, afinal, vivemos em um local diversificado!
No mundo existem mais de 7 bilhões de pessoas com cores, raças, etnias, cabelos, alturas, pesos e origens diferentes e nós temos o dever de respeitá-los, assim como o direito de sermos respeitados.
Por isso, promover a aceitação e ensinar que há pessoas diferentes, mas que somos iguais por dentro é de extrema importância. Afinal, a única diferença de um ser humano para o outro, independentemente de suas características e atribuições, é a sua “capa de fora” e é nada mais importante que isso.
2º passo: Evite expressões e atividades excludentes
Se estamos em busca de promover a aceitação, devemos excluir toda e qualquer atividade e expressão que façam com que os alunos se sintam excluídos.
Não é interessante realizar algum trabalho em que algumas pessoas não consigam participar por diferentes questões. Se um não pode, opte por adaptar até que seja possível sua participação. Incentive os alunos a buscarem soluções e não deixarem os colegas de forma.
Esse passo é muito importante para que todos os alunos se sintam bem no ambiente escolar e que entendam a importância de serem legais e solidários com o próximo.
3º passo: Busque instigar o pensamento crítico e o questionamento
Não brigue com seu aluno se ele maltratou o outro, ensine-o a forma correta e o instigue a entender o porque a forma que falou não foi legal.
Afinal, como vamos promover respeito, desrespeitando o outro? Não tem como ensinar uma coisa, se você passa por cima delas com suas atitudes.
É de extrema importância que os indivíduos desenvolvam seu próprio pensamento crítico e se questionem de suas atitudes. E quando incentivamos isso, damos oportunidade a eles de evoluírem cada vez mais.
Promova a busca por entender as diferenças de populações, etnias, culturas, comportamentos, classes sociais e como isso é importante entender que mesmo diferentes, todos somos iguais, temos sentimentos e nos sentimos tristes se tivermos nosso espaço desrespeitado.
Esses são passos básicos, mas que fazem diferença quando falamos do ambiente escolar. Teste em sua escola e depois nos conte se foram dicas uteis para você!
E se tiver mais alguma dica, compartilhe com a gente nos comentários, é muito importante compartilhar nossas experiências em busca de formar pessoas melhores no futuro.
parabens pelos pensamentos….