Como abordar temáticas de saúde nas escolas? Aprenda agora!

As campanhas de conscientização vêm se intensificando nos últimos anos e são de extrema importância para a prevenção e cuidados com a vida.

Cada uma delas possui uma cor e um significado específico, começando em janeiro e findando-se em dezembro com a última campanha do ano.

Dessa forma, com seu grande crescimento e tamanha relevância, faz se necessário abordar os temas dentro da sala de aula.

Por isso, confira algumas dicas de como fazer essa abordagem de forma simples e clara com seus alunos. Boa leitura! 💚

Quais são as campanhas de conscientização?

 JANEIRO – Branco: Em prol do cuidado com a saúde mental.

💜 FEVEREIRO – Roxo / Laranja:  combate da lupus, Mal de Alzheimer, fibromialgia e leucemia.

💙MARÇO – Azul Escuro:  prevenção ao câncer colo retal.

💙ABRIL – Azul: debate sobre o autismo.

💛MAIO – Amarelo / Vermelho:  prevenção de acidentes de trânsito e informar sobre a hepatite.

❤️  JUNHO – Vermelho/ Laranja: Essa vem para mostrar a importância de doar sangue e conscientizar sobre a anemia.

💛 JULHO – Amarelo: conscientização sobre o câncer ósseo e também as hepatites virais.

🤎 AGOSTO – Dourado:  é destinado às informações sobre o aleitamento materno.

💛 SETEMBRO – Amarelo/Verde: cuidado com a saúde do coração, doação de órgãos e a prevenção de suicídio.

💗 OUTUBRO – Rosa:  conscientização sobre o câncer de mama.

💙 NOVEMBRO – Azul:  prevenção do câncer de próstata.

🧡 DEZEMBRO – Laranja / Vermelho:  câncer de pele e prevenção da AIDS.

Saiba mais em: Como as escolas podem abordar o setembro amarelo?

Como abordá-las nas escolas?

Para abordar essas campanhas dentro das instituições de ensino, podemos:

1)     Promover atividades relacionadas ao tema

Tudo que é explicado de forma dinâmica chama mais atenção, por isso, adotar práticar como:

  • Fazer os alunos desenharem, fazerem pesquisas, apresentações, debates, gincanas relacionadas às ações farão com que eles se aproximem do tema e queiram entender mais sobre.

2)     Faça visitas temáticas

A cada mês as campanhas mudam e as possibilidades de visitas aumentam. Por exemplo, no mês de maio, leve os alunos ao órgão de trânsito da sua cidade para receberem uma palestra sobre a condução segura ou no centro de autismo para passarem um tempo com as crianças. Esse contato faz diferença e ajuda formar cidadãos melhores!

3)     Chame profissionais no assunto

Faz muita diferença ouvir a palestra de pessoas que são entendidas dos temas. A confiança e a credibilidade são maiores e a absorção do conteúdo é maior ainda. Um bom exemplo é no mês de setembro, sobre a doação de órgãos, que muitas pessoas não sabem como podem fazer e tem inúmeras suposições sobre o assunto. Com um profissional da área, isso pode ser facilmente sanado!

4)     Rodas de conversa

Outra opção é fazer rodas de conversa entre os alunos com o auxílio de um profissional da área, para que eles se sintam mais à vontade para se abrir e tirar dúvidas.

As rodas podem ser feitas em grupos de as pessoas com mais afinidade, o que garante ainda mais segurança a quem está passando por problemas de se abrir e relatar o que está sentindo.

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