As campanhas de conscientização vêm se intensificando nos últimos anos e são de extrema importância para a prevenção e cuidados com a vida.
Cada uma delas possui uma cor e um significado específico, começando em janeiro e findando-se em dezembro com a última campanha do ano.
Dessa forma, com seu grande crescimento e tamanha relevância, faz se necessário abordar os temas dentro da sala de aula.
Por isso, confira algumas dicas de como fazer essa abordagem de forma simples e clara com seus alunos. Boa leitura! 💚
Quais são as campanhas de conscientização?
JANEIRO – Branco: Em prol do cuidado com a saúde mental.
💜 FEVEREIRO – Roxo / Laranja: combate da lupus, Mal de Alzheimer, fibromialgia e leucemia.
💙MARÇO – Azul Escuro: prevenção ao câncer colo retal.
💙ABRIL – Azul: debate sobre o autismo.
💛MAIO – Amarelo / Vermelho: prevenção de acidentes de trânsito e informar sobre a hepatite.
❤️ JUNHO – Vermelho/ Laranja: Essa vem para mostrar a importância de doar sangue e conscientizar sobre a anemia.
💛 JULHO – Amarelo: conscientização sobre o câncer ósseo e também as hepatites virais.
🤎 AGOSTO – Dourado: é destinado às informações sobre o aleitamento materno.
💛 SETEMBRO – Amarelo/Verde: cuidado com a saúde do coração, doação de órgãos e a prevenção de suicídio.
💗 OUTUBRO – Rosa: conscientização sobre o câncer de mama.
💙 NOVEMBRO – Azul: prevenção do câncer de próstata.
🧡 DEZEMBRO – Laranja / Vermelho: câncer de pele e prevenção da AIDS.
Saiba mais em: Como as escolas podem abordar o setembro amarelo?
Como abordá-las nas escolas?
Para abordar essas campanhas dentro das instituições de ensino, podemos:
1) Promover atividades relacionadas ao tema
Tudo que é explicado de forma dinâmica chama mais atenção, por isso, adotar práticar como:
- Fazer os alunos desenharem, fazerem pesquisas, apresentações, debates, gincanas relacionadas às ações farão com que eles se aproximem do tema e queiram entender mais sobre.
2) Faça visitas temáticas
A cada mês as campanhas mudam e as possibilidades de visitas aumentam. Por exemplo, no mês de maio, leve os alunos ao órgão de trânsito da sua cidade para receberem uma palestra sobre a condução segura ou no centro de autismo para passarem um tempo com as crianças. Esse contato faz diferença e ajuda formar cidadãos melhores!
3) Chame profissionais no assunto
Faz muita diferença ouvir a palestra de pessoas que são entendidas dos temas. A confiança e a credibilidade são maiores e a absorção do conteúdo é maior ainda. Um bom exemplo é no mês de setembro, sobre a doação de órgãos, que muitas pessoas não sabem como podem fazer e tem inúmeras suposições sobre o assunto. Com um profissional da área, isso pode ser facilmente sanado!
4) Rodas de conversa
Outra opção é fazer rodas de conversa entre os alunos com o auxílio de um profissional da área, para que eles se sintam mais à vontade para se abrir e tirar dúvidas.
As rodas podem ser feitas em grupos de as pessoas com mais afinidade, o que garante ainda mais segurança a quem está passando por problemas de se abrir e relatar o que está sentindo.
Tem alguma outra dica para compartilhar? Deixe sua sugestão nos comentários!