Gestor, sua instituição precisa se atualizar constantemente, por isso, qualquer nova tecnologia ou prática, deve ser de seu conhecimento.
Sendo assim, a emissão de diploma digital com certeza não é uma novidade para você. O MEC deixou bem claro a necessidade da digitalização desses documentos!
O mundo se atualizou, tudo é digital: com o diploma não seria diferente. Afinal, assim ele fica seguro, poupa custos de impressão e facilita a organização.
Preparamos um conteúdo especial sobre o Diploma Digital e como aderir a essa prática – visto que já é obrigatório em todas as instituições de ensino superior – de forma tranquila e harmoniosa, sem causar um alvoroço na sua escola.
Continue lendo e aprendendo com a gente. Boa leitura! 💙
O que é o diploma digital?
Primeira informação importante a ressaltar: Ele é um documento que tem a mesma validade do diploma físico. Sendo assim, é o seu diploma, mas em um formato digital.
E porquê? Porque o MEC acredita que dessa forma haverá a “desburocratização do processo de geração e emissão do diploma e a consequente economia de tempo e custo do serviço”.
Porque tenho certeza que você se lembra, gestor, que para emitir um diploma ele deveria ser impresso, enviados pelo correio ao MEC, enviados de volta para assim serem entregues. Muito tempo envolvido!
Sendo assim, é obrigatório que todas as instituições de ensino superior (federal, estadual ou particular) emitam o diploma digital aos alunos.
Saiba mais acessando a portaria do MEC. Clique aqui!
Como emitir o diploma digital?
Esse processo é mais simples do que imagina!
A maior dificuldade nesse percurso é a falta de tecnologia por parte das instituições de ensino, para garantir uma emissão rápida e fácil. Sim, o processo é bem tranquilo quando se tem os meios corretos.
Por exemplo, os requisitos que a escola deve oferecer em relação a segurança aos alunos para fazer a emissão segundo o MEC, são:
- Certificado Digital da Instituição;
- Assinatura Digital com carimbo de tempo no ICP – Brasil;
- Possibilidade de múltiplas assinaturas no mesmo documento;
- Uma seção exclusiva no site ou portal do aluno para a consulta do diploma;
- A entrega do diploma no formato XML;
- Área exclusiva no site para consulta da validade do diploma;
Para escolas que ainda não eram adeptas a tecnologia na sua rotina, tiveram/tem que se adequar à nova realidade e essa é com certeza a maior dificuldade. O resto é “mamão com açúcar!”.
Sistema de Gestão x Certificado Digital
E a forma mais simples de se adequar, com certeza é por meio de um sistema de gestão que faz TUDO por você.
Toda sua rotina simples, seus processos organizados e sua emissão de diplomas digitais automatizadas.
Ou seja, ao contratar um software de gestão, tudo que era difícil se torna mais fácil e descomplicado. E incluímos a emissão nesse mérito, afinal, sem tecnologia você deveria recorrer a outras instituições para concluir o processo.
Quer entender mais sobre isso?
Entre em contato como nosso consultor e faça uma demonstração gratuita para conhecer o CBK Software.