O ensino médio vem passando por inúmeras mudanças ao longo dos anos e com isso, surge a necessidade das instituições de ensino se adaptarem as novas metodologias.
São várias as atualizações e consequentemente são muitos os desafios que vem junto delas.
Por isso, esse assunto causa certa preocupação nos gestores, principalmente pelo medo de não saberem o que fazer.
Dessa forma, reunimos o que é, as principais modificações e como começar a se adaptar ao Novo Ensino Médio neste artigo para ajudar você e sua gestão. Boa leitura!
O que é o novo ensino médio?
Ele é um modelo de ensino de aprendizagem, previsto para entrar em vigor em 2022, que abre brecha para que os estudantes possam escolher outras disciplinas, projetos, oficinas e núcleos de estudos, por exemplo.
As disciplinas bases obrigatórias previstas na BNCC do Ensino Médio continuam como necessárias e indispensáveis, porém agora vem mais flexível permitindo que os estudantes possam participar de mais matérias e atividades, sendo ele o protagonista dos seus estudos.
Quais mudanças ele trará?
As principais mudanças que o Novo Ensino médio trará são:
- Novo currículo
Partindo das normas estabelecidas pela BNCC, que definem as matérias obrigatórias sendo: português, matemática e inglês, todas as outras que farão parte da organização do currículo ficam a critério de cada estado definir.
Dessa forma, as áreas do conhecimento que permitem a escolha das disciplinas, deverão ser divididas em:
– Linguagem e tecnologias;
– Ciências humanas e sociais aplicadas;
– Matemática e tecnologias;
– Ciências da natureza e tecnologias.
- Itinerários formativos
Os itinerários formativos garantem aos estudantes a possibilidade de escolher conjuntos de disciplinas, dentro das áreas do conhecimento citadas acima, para se aprofundarem.
Ainda há a possibilidade de escolha de um curso técnico integrado ao ensino médio, além de projetos e outras atividades que explorem a autonomia individual de cada um.
Essa mudança tem um objetivo muito importante, sendo: atrair cada vez mais o interesse e engajamento do aluno, evitar a evasão escolar e torna-lo protagonista do seu caminho escolar.
- Carga horária
Dentro das novas regras, prevê-se que a carga horária vá de 800 horas anuais, para 1000 horas, totalizando 3000 em três anos de ensino médio.
Porém, isso não é totalmente certo, já que o Plano Nacional de Educação desejar que até 2024, ao menos 50% das escolas ofereçam educação em tempo integral, sendo: 7 horas diárias, 1400 horas anuais e 4200 ao final dos três anos.
Eles também ressaltam que pelo menos 1800 horas devem ser destinadas as disciplinas bases e todo o restante para os itinerários formativos.
Saiba mais sobre o Plano Nacional de Educação para o Ensino Médio
Como adequar a minha escola?
O novo ensino médio ainda não chegou, mas o ideal é começar adequar as instituições de ensino para que a aceitação no futuro seja ainda melhor.
Dessa forma, pode-se começar a adequação em três passos:
- Estudos dos documentos: Antes de tudo, os gestores precisam conhecer e entender a BNCC e tudo que ela prevê sobre itinerários e disciplinas base. Além de pesquisar escolas que já passam pelo processo de adaptação para entender como funcionará.
- Análise da escola: Além dos documentos, é necessário estudar a própria instituição, analisando setores financeiros, estruturais e recursos humanos, para que assim seja possível identificar o que falta para que essa escola possa atender as novas demandas.
- Reestruturação do currículo: Por fim, é necessário ter profissionais destinados a elaboração do novo currículo, para que assim haja uma estrutura para nortear as etapas de implementação do novo ensino médio. Depois de reelaborado, ele pode ser mandado ao Conselho Estadual de Educação para ser normatizado.
Com isso, sua escola estará pronta para os desafios que o novo ensino médio terá a oferecer.
Você já sabia sobre essa mudança? Conta aqui como está sendo a adaptação na sua escola!