Os dados que circulam no ambiente online é a forma como as empresas nos encontram durante nosso dia a dia na internet.
Essa coleta de dados gerada pelos engajamentos em redes sociais, ou até mesmo durante o clique em alguns anúncios, auxilia a construção de marketing em volta de um produto ou serviço durante a retenção de clientes
Por ser uma técnica bastante eficaz, essa coleta de dados também surge como uma boa estratégia para as instituições de ensino se tornarem referência no meio acadêmico, o que é chamado de Data Driven Education.
Saiba como gerenciá-lo e seus benefícios.
No que consiste o Data Driven Education?
Geralmente, as instituições de ensino lidam com um grande volume de informações diariamente, desde dados sobre funcionários, alunos e professores até avaliações internas, externas e eventos acadêmicos realizados ao longo do ano.
Com tantos documentos importantes, realizar a sua gestão não é tarefa fácil, levando esse estabelecimento a buscar um melhor gerenciamento desses documentos sem sobrecarregar os colaboradores responsáveis por essa função.
Dessa necessidade surge o Data Driven Education.
Ao utilizar os dados cadastrados na rede, a instituição de ensino consegue elaborar estratégias saudáveis que impulsionam bons resultados para a educação.
Esse mecanismo acaba por estimular o interesse dos alunos em aprender e dos professores em elaborar aulas mais dinâmicas, colaborando para um relacionamento mais próximo desses atores na instituição
Para que o Data Driven seja aplicado de maneira correta, ele precisa passar por três fases. São elas:
1. Coleta de dados
As informações mais relevantes dos alunos são coletadas pela instituição, isso pode ser feito a partir de pesquisas de satisfação internas onde os alunos expressam o que desejam ver no meio acadêmico.
A partir desse ponto, é criado um banco de dados para análise desses pontos.
2. Análise dos dados coletados
Nesse momento, a instituição separa as informações recebidas e seleciona as mais interessantes para poder começar a elaborar as estratégias, chegando também a algumas conclusões.
3. Plano de ação
Com todas as informações analisadas, é o momento da elaboração e execução de um plano de ação.
Nesse momento, é importante reunir o corpo docente em uma reunião para discutir a praticidade desses processos e agendar sempre uma data para a revisão para possíveis readequações.
Benefícios do Data Driven Education
Além de obter uma maior eficácia no trabalho de colaboradores, educadores e alunos da instituição, o Data Driven oferece boas métricas para ter uma excelente continuidade de trabalho.
Dentro dessa previsibilidade, podemos elencar os seguintes benefícios:
- Eliminação de achismo: com a possibilidade da análise de dados, a instituição consegue colocar em prática apenas processos importantes;
- Assertividade: como consequência do domínio de informações, a instituição consegue resolver crises internas bem mais rápidas e antever problemas realizando uma tomada de decisão bem mais prática e eficaz;
- Melhoria da gestão: por conseguir gerar eficiência, a resposta da instituição no mercado em que atua melhora bastante, fazendo com que seus processos de ensino sejam vistos por mais pessoas.
Saiba mais sobre como a CBK pode te auxiliar nesse processo de gestão de dados e obtenha o melhor para o seu ensino.