“A inadimplência escolar é um problema comum em instituições de ensino privado.”
Com certeza você já ouviu essa frase por aí, vindo de outros gestores escolares. Não é mesmo? E de fato, é verdade!
A inadimplência é um grande problema enfrentado em organizações escolares, afinal, essa é a principal fonte de renda e que depende de outras pessoas para se manter – e esse é o maior problema de todos.
No caso de pais, quando as contas apertam, a prioridade deles é fornecer aos filhos o básico para que eles vivam bem e fiquem saudáveis. Dessa forma, mensalidades escolares caem em último na lista de prioridades.
Mas é claro que isso não ocorre porque eles querem. São problemas maiores que devem ser entendidos para buscar uma solução!
Por isso, continue com a gente e entenda as principais causas de inadimplência e como resolver!
1. Problemas financeiros dos responsáveis:
Essa é, com certeza, a primeira coisa que vem à sua mente quando se fala de inadimplência: “os pais não tem organização financeira para arcar com as contas!”.
E de fato pode ser sim falta de organização, assim como também pode ser uma demissão repentina, um filho que adoeceu e precisou de internação, uma viagem de emergência e outros problemas que fujam do controle.
Geralmente, a última coisa que os pais desejam é faltar com as responsabilidades. Por isso, quando uma situação dessa acontece, provavelmente houve um problema muito grande e vale a pena conversar.
2. Pagamento dificultado:
Além de problemas financeiros dos pais, outra situação que contribui para a inadimplência é a dificuldade em efetuar o pagamento.
Muitas vezes, quando há obstáculos por parte da escola em oferecer diferentes formas de pagamento, sem pensar no melhor para o cliente, pode fazer com que os pais se tornem inadimplentes.
Afinal, ter uma única forma de pagamento hoje em dia, é um dos passos para perder possíveis clientes.
Por isso, oferecer diferentes alternativas é de grande importância, principalmente em instituições de ensino onde poucos responsáveis têm dinheiro em espécie para efetuar os pagamentos.
3. Setor financeiro desorganizado:
Outra causa de inadimplência é a desorganização no setor financeiro da instituição de ensino.
Afinal, se não há um controle assertivo de entradas e saídas, você não sabe nem quem e nem quando cobrar e se deve cobrar os responsáveis.
Ou seja, boa parte pode ser culpa dos pais, mas temos que nos atentar para não virar culpa da escola também.
E devemos nos lembrar sempre que organização é a base para o sucesso, por isso, é dever da escola deixar tudo organizado e claro para os responsáveis, para que esses possam ter noção da sua situação atual.
Qual a solução?
Pode parecer óbvio, mas:
- Oferecer diferentes formas de pagamento;
- Conversar sobre a situação e entender o que está acontecendo;
- Buscar a melhor opção para ambos os lados;
- Contratar um software de gestão que auxilie na organização dos diferentes setores;
Essas são opções viáveis e simples que trarão um resultado indescritível para sua escola.
Você passa por isso e precisa de ajuda? Fale com um de nossos consultores e vamos te ajudar a superar os problemas de inadimplência da sua escola!