Saiba quais são os indicadores de qualidade essenciais que você deve acompanhar na gestão escolar

A procura pela excelência quando falamos de qualidade de ensino é uma vertente constante para os gestores escolares.

Afinal, eles sempre buscam fazer com que a escola cresça a fim de expandir ainda mais o nome do seu negócio.

Diante disso, sabemos que utilizar indicadores de qualidade para nortear o caminho certo a ser seguido é de extrema importância e vem funcionando bem ao longo dos anos para alcançar os propósitos traçados.

Mas é claro que temos que ter em mente que isso não é imutável, afinal, o conceito de qualidade depende da época em que estamos vivendo e pode ser alterado conforme a mesma.

Dessa forma, separamos os indicadores mais comuns estabelecidos para que você os conheça e saiba como proceder para se encaixar neles. Continue lendo com a gente! 

O QUE SÃO OS INDICADORES DE QUALIDADE?

 São ferramentas utilizadas por administradores de empresas para medir a performance de seus negócios.

Dessa forma, é possível identificar e corrigir ações que não corroboram com o propósito da empresa e alcançar as melhorias desejáveis nos serviços da organização.

Em instituições de ensino, esses indicadores são ainda mais úteis por permitirem que todo o grupo pedagógico tenha acesso aos dados obtidos e informe aos colaboradores como a escola vem se desenvolvendo.

QUAIS SÃO OS INDICADORES MAIS IMPORTANTES?

1. Ambiente escolar

Nós sabemos que na escola, os alunos aprendem muito mais que apenas conteúdo. São vivências, experiências, valores e princípios que o cercam e o fazem desenvolver em cada área de sua vida. Por isso, os indicadores de qualidade para o ambiente escolar, são úteis para verificar se o local está sendo positivo, respeitoso, harmonioso e agradável para o estudante, permitindo que ele tenha acesso aos seus direitos.

2. Estrutura física

Além da convivência no dia-a-dia, outro indicador importante é sobre o ambiente estrutural da escola. Porque, mesmo que ela forneça acesso à diversidade e o faça se desenvolver, é necessário que a segurança também seja um ponto de observação, afinal, é lá que ele passa grande parte do tempo de sua vida. Então, é necessário tomar nota da estrutura, mobília, material, equipamentos e tudo que pode ou não agredir a segurança do aluno.

3.  Proposta pedagógica

Outro indicador de extrema importância é a proposta pedagógica. Nesse caso, deve-se analisar se a proposta condiz com as necessidades da instituição, se atende todos os requisitos, se necessita de alguma mudança, e se com as práticas atuais consegue atender toda a demanda de alunos de forma igualitária sem deixar nenhum de fora.

4. Atenção aos alunos

Esse indicador diz muito sobre a escola. Quando falamos de atenção, não nos referimos a estar 100% livre para o aluno, mas sim se preocupar com as necessidades deles. Entender se ele possui defasagem de aprendizagem e como está sendo contornado; se ele possui necessidades especiais e como elas podem ser supridas. Lembre-se que a escola precisa ser um ambiente ideal para receber os alunos.

Além desses, existem indicadores de formação profissional, permanência de alunos nas escolas, os indicadores oficiais (provas nacionais como o ENEM, que ajudam a mensurar o nível de aprendizagem a fim de dizer que as técnicas de ensino são efetivas) e vários outros que podem ser analisados.

O importante é que todos tenham o mesmo objetivo: foco em melhorias para garantir uma boa experiência ao aluno.

Gostou do conteúdo? Deixe seu comentário!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Conversar agora
Falar com um consultor
Quer falar com um consultor?