A pandemia do novo coronavírus causou enormes mudanças no mundo, principalmente no que se refere ao setor educacional.
Em 2020, todo o planejamento escolar presencial teve de ser substituído por aulas online, plataformas de comunicação e atividades via internet, afetando diretamente a relação das escolas com os alunos.
Foi um processo complicado para ambos os lados, já que envolveu a adaptação de muitas pessoas, bem como os professores, estudantes e o setor administrativo da instituição, em um universo novo para muitos deles.
Na situação atual, prevê-se que a relação tecnologia e educação não será desfeita e sim, moldada para oferecer muitos benefícios no pós pandemia.
Para isso, sabe-se que algumas modificações serão exigidas a fim de garantir qualidade de ensino e segurança dos discentes.
Quer saber quais são essas mudanças e como será a relação no pós pandemia? Continue com a gente!
Mais atenção à segurança dos alunos!
Apesar de tratarmos do cenário após a pandemia de COVID-19 como algo próximo, os cuidados e normativas de biossegurança permanecerão como forma de prevenção por muito tempo.
Baseado nisso, o MEC (Ministério de Educação) criou o Protocolo de biossegurança para retorno das atividades nas Instituições de Ensino.
Essa cartilha é baseada em normas que indicam como deverá ser a conduta individual e coletiva, tanto da organização educacional, quanto equipe, alunos e professores com o retorno das atividades presenciais.
Para as medidas coletivas é recomendado:
- Organizar as equipes para trabalhar de forma escalonada;
- Manter portas e janelas abertas para ventilação do ambiente;
- Organizar a rotina de limpeza do ambiente de trabalho;
- Priorizar o uso de Tecnologias para a realização de reuniões à distância.
Para as medidas individuais, é recomendado:
- Utilizar máscaras;
- Evitar cumprimentar com contato;
- Respeitar o distanciamento de 1,5m;
- Não compartilhar objetos de uso pessoal
Saiba mais em: Cartilha de biossegurança.
Nova forma de ensino
Diante a todas as modificações nesse contexto educacional, a que causou um grande impacto foi a introdução da tecnologia de forma abrupta com o Ensino a Distância.
O que antes era usado só em momentos específicos da aula, ou como apoio para trabalhos, tornou-se o novo normal, em que para realizar qualquer atividade, é necessário o uso de celulares e computadores.
Por isso, acredita-se que nos próximos anos, o ensino será modificado para integrar de maneira saudável os dois mundos!
É evidente que a separação da internet com as metodologias presenciais não será viável, dessa forma, as instituições terão de apostar em um Ensino hibrido garantindo maior desempenho e resultados positivos.
Como o CBK Software pode ajudar com a gestão no pós pandemia?
Estar presente no setor de gestão escolar há mais de 10 anos, faz com que a CBK esteja sempre disposta a oferecer uma solução à sua organização!
Na situação atual, o CBK Software possui algumas ferramentas que são úteis para auxiliar na gestão da sua instituição, como:
- Gestão acadêmica: possui mapeamento digital de todos os procedimentos necessários a serem feitos desde a entrada, permanência até o egresso dos estudantes.
- Gestão financeira: mecanismos para automatizar a entrada das contas a pagar e receber, além de controle de descontos, bolsas, juros, multas e inadimplências.
- Ambiente virtual de aprendizagem: um espaço voltado para a disponibilização de atividades, vídeos aulas, aplicação de provas, trabalhos, testes acessando a página.
- Biblioteca virtual: os alunos podem ter acesso virtual aos livros disponíveis, fazer e refazer seus empréstimos de livros, assim como a escola tem acesso ao seu acervo por meio da plataforma.
Quer saber mais em como a CBK pode te ajudar no retorno das atividades? Fale com o nosso consultor e vamos te explicar!