Sabemos que para uma instituição funcionar, todos os seus setores devem estar em harmonia. Certo?
Apesar de as escolas que são particulares possuírem um objetivo que não se resume a lucros, não devemos esquecer que elas continuam sendo um empreendimento que precisa se manter. Então, como qualquer outra empresa, ela deve gerir muito bem suas finanças.
Porém, quando falamos disso, devemos sempre lembrar que esse tipo de negócio conta muito com a baixa de inadimplência para que tenha subsídios suficientes para investir no seu negócio.
E é claro, se houver um grande número de faltas financeiras, todo o setor financeiro será abalado.
Por isso, continue com a gente e saiba o que isso causa e como diminuir a inadimplência na sua instituição!
- Os malefícios da inadimplência para sua instituição
Nós já sabemos que para uma instituição se manter, ela precisa movimentar seu financeiro. E se não houver arrecadação, que por vezes é oriunda das mensalidades dos alunos, inúmeros setores podem ser abalados.
Sabe-se que todas as organizações sofrem com até 5% de taxa de inadimplência, o que é um valor aceitável. Porém, em alguns casos, esses valores começam a subir, deixam os gestores em situações complicadas.
Em casos de um grande número de falta financeiras, alguns problemas podem ocorrer, como:
- Não conseguir fazer manutenção da infraestrutura da escola;
- Não realizar o pagamento dos professores;
- Não investir em diferentes atividades;
- Uma baixa na qualidade de ensino;
- Construir uma relação não saudável com os pais;
Dessa forma, não é atoa que você deve impedir que situações como essas aconteçam no seu ambiente escolar. Afinal, garantir qualidade de ensino aos seus alunos é de extrema importância.
- Como evitar os casos de inadimplência escolar?
Algumas medidas podem ser adotadas para atenuar situações de inadimplência.
Para aplica-las, é necessário ter em mente que você busca evitar que essas faltas financeiras ocorram, mas fazer com que de fato elas não ocorram depende muito dos pais em questão.
Por isso, você deve trabalhar com duas vertentes: primeiro a prevenção e depois a cobrança.
- Adote diferentes opções de pagamento, garantindo que os pais poderão usar da forma que mais estão familiarizados para pagar a mensalidade.
- Desenvolva regras para o pagamento desde o contrato, para que fique estabelecido os dias corretos e as formas de pagamento. Além de explicar o que acontecerá em caso de atraso, quais as multas e penalidades poderão ser aplicadas.
- Parabenize os pais que pagam em dia com descontos na mensalidade, por exemplo. Use algo que os incentive a continuar assim.
- Automatize seus processos com o uso do software CBK, assim os pais podem emitir boletos direto do portal do aluno e você pode organizar e acompanhar as informações de todos as mensalidades pagas e não pagas pela plataforma.
- Tenha um planejamento de cobranças para que você saiba exatamente o que fazer quando uma mensalidade atrasar. Além disso, escolha uma pessoa especifica para isso, para que ela converse e busque entender qual o problema por traz do atraso.
- Faça renegociações levando em consideração a situação atual daquela família, para que a situação fique agradável para ambos os lados.
Adotando essas medidas, sua instituição evitará problemas por inadimplência e se aproximará dos pais e dos alunos.
Sofre de inadimplência recorrente na sua escola e quer ajuda para controla-la? Entre em contato com o nosso consultor e vamos te ajudar!