Toda escola particular precisa de um financeiro bem estruturado, afinal, é dessa forma que ela se mantém, certo?
Porém, isso não significa que essa escola lucre. Por vezes, ela ganha o suficiente para manter seu funcionamento em dia e é pouco quando pensamos em escala de mercado.
Sendo assim, não custa nada relembrar o comportamento de escolas que lucram de verdade para que você identifique se está no meio delas ou, ao menos, tenha em mãos a forma mais fácil de chegar ao objetivo da lucratividade.
Continue lendo e saiba quais são as 8 práticas de escolas que lucram. Boa leitura!
Partindo disso, escolas que lucram adotam práticas como:
1ª – Gera valor aos pais e alunos
Esse é o primeiro ponto a ser discutido, afinal, é uma mão de via dupla: uma escola que cobra um valor para ensinar, precisa agregar um valor na vida dos alunos em troca.
Nunca se esqueça que no mundo das escolas particulares, existe o famoso cálculo de custo x benefícios, e se os benefícios estiverem desvantajosos, você deixará de ser uma opção.
E como ter certeza que você oferece valor a eles? Simples, analise se você possui:
Esse é o início de um caminho de sucesso.
2ª – Oferece benefícios
Não, você não vai vender uma vaga na sua escola!
Você deve vender uma oportunidade única e incrível que apenas alunos da sua escola vão ter acesso.
Boas notas em vestibulares; aulas de idiomas estrangeiros; aulas práticas… Não importa o que, mas o que você deve oferecer é o seu diferencial. Sempre!
3ª – Satisfaz de pais e alunos
Gerar valor, vender um benefício e cumprir com as expectativas dos pais é satisfazê-los com a sua escola.
Pais satisfeitos, são pais que indicam mais alunos. E não existe uma forma mais eficaz e certeira de venda que a boa e velha “boca a boca”, não é mesmo?
E não esqueça, para satisfazer os pais, você deve começar garantir o bem estar e pleno desenvolvimento dos filhos.
4ª – Fideliza seus alunos
Percebe que tudo está ligado? Se o pai está satisfeito com suas promessas e vê que você as cumpriu, ou seja, não era uma propaganda enganosa, ele além de indicar mais alunos, dificilmente vai retirar seu filho da instituição.
Sendo assim, menor o número de evasão escolar.
5ª – Mantém o Custo por Aquisição de Alunos baixo
O famoso CAC! Ele deve estar presente sempre em qualquer ação de captação de alunos que pensem em fazer.
A fórmula é: CAC = Custo da veiculação / Quantidade de clientes.
Ou seja, pegue seu custo e divida pela quantidade de alunos que isso te retornou e veja quanto te custou cada aluno.
6ª – Aposta em marketing digital
Marketing bem feito atrai clientes, por isso, tenha o foco em estratégias vantajosas, gere conteúdo de valor e seja visto nas redes sociais, no centro da cidade e esteja na boca do povo.
Saiba mais sobre isso aqui: Veja como usar o Marketing Digital para a captação de alunos!
7ª – Usa as melhores ferramentas do mercado
Uma escola que investe em tecnologia, é uma escola à frente das concorrentes.
Ofereça, por exemplo, um sistema de gestão que permita seus alunos estudarem de qualquer lugar do mundo; os pais acessarem avisos e boletins e veja como isso será bem aceito por eles.
Investir em tecnologia é investir na sua escola!
Saiba mais sobre isso aqui: O uso da tecnologia na otimização dos processos de gestão educacional
8ª – E nunca se esquece que é uma escola
Ou seja, aposte em tecnologias, em marketing, em novas estratégias, trabalhe com o menor custo possível, mas não se esqueça que você é uma escola que precisa oferecer conteúdo de qualidade aos alunos.
De nada adianta vender, se você não vai cumprir com o objetivo que é formar bons profissionais.
Tenho certeza que a partir daqui você enxergará sua escola com novos olhos. Deixe um comentário e nos conte se nossas dicas te ajudaram.