Aprenda a como manter a saúde financeira da sua escola!

O setor financeiro, para instituições privadas, é considerado o “coração” do negócio. Afinal, elas se mantêm com seus ganhos, certo? Por isso, aprender a manter a saúde financeira da sua escola é de extrema importância, para não cair em prejuízos e vir à falência por falta de organização.

É sempre necessário buscar por práticas diferentes a fim de garantir um futuro promissor e assertivo.

Dessa forma, preparamos uma lista de dicas para ajudar você, gestor, a como deixar o financeiro da sua escola sempre positiva.

Continue lendo com a gente!

1ª DICA: Tenha um planejamento

Essa é uma das etapas mais importantes de todo esse processo. Afinal, para se ter uma boa gestão, é preciso planejar essa gestão!

Um planejamento bem executado fornece aos gestores uma visão clara de como utilizar seus recursos com o que de fato é prioridade.

Dessa forma, planejar-se de acordo com as metas da instituição e recursos necessários para atingi-las, torna possível entender qual caminho é o mais viável a ser seguido.

Saiba mais em: Planejamento escolar anual: comece agora mesmo!

 2ª DICA: Tenha controle de gastos

Ter dimensão de todas as despesas da sua instituição é fundamental para fazer a separação do que é necessário e o que não é, podendo ser excluído da lista.

Nesse momento, repensar o que de fato merece investimento e o que pode esperar é um passo importante para manter a saúde financeira. Afinal, despesas desnecessárias fazem a receita escolar diminuir, levando o saldo para o vermelho.

Uma boa forma de fazer isso é organizar as contas de forma clara com auxílio de sistemas de gestão, conscientizar os funcionários do uso de água e energia exacerbado, optar por lâmpadas de LED que consumam menos energia, por exemplo, podem auxiliar no corte das despesas.

Saiba mais em: Controle do fluxo de caixa: tudo o que você não sabe!

3ª DICA: Fique de olho nos inadimplentes

Um dos motivos que levam instituições privadas ao prejuízo são os clientes inadimplentes, afinal, era um recurso que estava sendo contato pela escola.

Por isso que, desenvolver estratégias para evitar esse tipo de situação é extremamente importante.

Sua escola pode oferecer diferentes formas de pagamento, enviar através de um software de gestão notificações para lembrar datas de pagamento, sempre atrelada a uma boa comunicação com os responsáveis para entender a situação.

Assim como você não gosta dessa situação, eles também não estão gostando de onde estão e não estão fazendo por querer, então, é preciso compreensão.

Saiba mais em: Guia prático de inadimplência escolar: tudo o que você precisa saber!

4 ª DICA: Busque novos alunos.

A melhor forma de manter o caixa no positivo é aumentar a quantidade de pagamentos recebidos.

Por isso, nunca deixa de captar novos estudantes para movimentar seu financeiro. Invista em tecnologias, divulgação, estrutura e atraia a atenção dos estudantes e seus pais.

Torne-se a escolha número um da lista de escolas.

Saiba mais em: Descubra como um software ajuda na captação de novos alunos!

5ª DICA: Aposte em uma tecnologia segura.

Mesmo que você faça um planejamento, corte despesas e aprenda a controlar gastos, tudo que é manual é passível de erros.

Por isso, aposte em um software eficiente, que supra suas necessidades, controle seu fluxo de caixa, notifique seus clientes e te gere relatórios do atual estado da sua escola.

Isso diminuirá seu trabalho e manter a saúde financeira da sua instituição.

Saiba mais em: Conheça os benefícios de um software de gestão!

Gostou do conteúdo? Deixe sua opinião!

Para tirar dúvidas sobre como manter saúde financeira da sua escola, fale conosco clicando aqui!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Conversar agora
Falar com um consultor
Quer falar com um consultor?