Como otimizar o controle de inadimplência em escolas particulares?

Controle da inadimplência é um desafio de diversos segmentos e, quando falamos de escolas particulares, o assunto não é diferente. Assim, como qualquer outro tipo de empresa, otimizar essa parte pode ser fundamental para não perder o controle desses valores em aberto.

Afinal, é por meio dos pagamentos desses clientes, no caso estudantes, que virão as receitas para não somente manter a instituição funcionando, como também investir na melhoria do local.

O que significa otimizar o controle de inadimplência?

Quando você dispõe de um software para controle dos alunos, seja das dos dados cadastrais, inadimplência e muitas informações, fica muito mais fácil ter uma boa gestão.

A otimização consiste na capacidade de tornar essas operações mais organizadas e rápidas, resultado que obtemos por meio dessas ferramentas.

Por exemplo, o controle daqueles que estão em dívida junto aos meses em atraso, além daqueles que estão com vencimento mais recente. Isso é fundamental, visto que diferentes dívidas demandam diversas ações.

O que quer dizer que a cobrança de um mês de atraso será diferente da cobrança de três anos, por exemplo, sendo que alguns casos demandam ajuda da Justiça. Então, quando a sua instituição tem essas ferramentas, consegue realizar um trabalho gradativo, para evitar maiores dívidas, além de administrar aqueles inadimplentes há mais tempo.

Como dispor de boas ferramentas para combater inadimplência em escolas particulares

Como vimos, a cobrança em torno da inadimplência para com seus alunos e pais de alunos se dá tal qual uma empresa. Afinal, sua instituição presta um serviço e recebe por isso. Por outro lado, pode ser complicado lidar com essas situações. Então, quanto mais ferramentas para esse trabalho, melhor.

Por isso hoje há opções de sistemas integrados, aliam todas as informações sobre os alunos, inclusive com o sistema de EAD. Isso proporciona um trabalho mais completo de relacionamento com esses estudantes, ajudando a diminuir os índices de devedores.

Uma alternativa é atuar com envio automático de lembretes quando o boleto está perto do vencimento, além do envio facilitado por e-mail, enfim. São ações que facilitam a vida do cliente e diminuem as chances de dívidas.

Somado a isso está o papel da instituição de saber ao máximo sobre seu aluno, no intuito de entrar em acordo para pagamento de dívidas mais extensas, o que tem ocorrido em maior quantidade, se levarmos em consideração a crise causada pelo Coronavírus.

São ações que visam o melhor para a instituição e também para os seus estudantes, não importa a área da sua empresa, se escolas particulares ou faculdades, por exemplo.

Agora você já sabe como otimizar o controle de inadimplência em escolas particulares, e a importância por traz desse trabalho na sua instituição. É um trabalho necessário, que visa manter as contas da escola em dia e evitar que haja maiores índices de inadimplência.

Ainda que seja um ambiente que envolva teor educacional e compromisso com estudantes, deve funcionar como uma empresa a fim de permanecer em funcionamento.

Caso sua instituição não disponha destas ferramentas, não perca tempo e entre em contato conosco.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Conversar agora
Falar com um consultor
Quer falar com um consultor?