Ter uma escola é uma tarefa extremamente difícil: além da alta exigência e particularidades relativas à uma instituição de ensino, ela é composta por setores que exigem muito dos gestores.
E sabemos que, nesse caso, em uma organização escolar cujo foco se concentra na educação, nem sempre o gestor terá tempo e conhecimento para focar em todas as questões econômicas da empresa.
Mas não se preocupe, isso não significa dizer que é grave! Ele tem sim capacidade para administrar todas as partes da escola com maestria se tiver o auxílio de bons profissionais e ferramentas excelentes.
Por isso, confere a lista de informações que você precisa saber para gerir o setor financeiro da sua instituição de forma mais tranquila!
Tenha um orçamento definido:
Um passo importante para estar sempre à frente da sua gestão financeira é detalhar o plano de despesas da escola fazendo uma estimativa dos recursos que entrarão e os que terão que sair para não ser pego de surpresa. Dessa forma, é interessante monitorar:
- Despesas correntes, que se referem à manutenção diária da instituição;
- Despesas de capital, que dizem respeito à compra de equipamentos e execução de obras, por exemplo.
Uma ferramenta essencial para esses momentos é o módulo de controle do fluxo de caixa do nosso software de gestão. Nele, você recebe os valores e as datas de quando entram e quando saem os recursos da escola.
Fuja do manual:
Processos manuais, além de levarem mais tempo, também são passíveis de muitos erros e aí já não tem mais jeito.
Por isso, dar uma chance ao novo e tecnológico é uma opção viável para sua escola no quesito produtividade e maior assertividade no controle financeiro.
Para isso, você pode usar nosso Software de Gestão, o CBK. Ele oferece:
- Informações sobre descontos fornecidos; bolsas ofertadas; juros sobre pagamentos; inadimplências; matrículas realizadas; rematrículas quitadas; boletos gerados;
Ou seja, mais trabalho em menos tempo!
Saiba mais em: Benefícios da gestão financeira feita pelo Software CBK!
Estipule prioridades:
Sabemos que com o passar do tempo, muitas coisas surgem para serem feitas dentro de uma instituição de ensino, certo?
Mas também temos ciência que não é possível fazer tudo de uma vez né. Cada coisa tem seu tempo e é por isso que você precisa ter uma lista de prioridades já definida.
Por exemplo, comece com os essenciais: água, e energia; depois siga para salários, materiais didáticos e dê sequência com os reparos essenciais de acordo com sua realidade.
Assim, você sabe tudo que tem que pagar e o que deve arrumar primeiro porque é essencial.
Esteja prevenido financeiramente:
Possuir uma reserva financeira é essencial para caso de inadimplências, por exemplo!
Se você é gestor de instituição de ensino privada, você entende bem a dificuldade de lidar com contas quando há falta de pagamentos.
Por isso, se prepare para não passar por isso. Faça uma reserva e só a use para momentos necessários em que não há outra opção. E perceba, esse caixa é para emergências, para manter a manutenção da escola, deve ser usada a verba que entra, ok?
Seguindo esses passos, sua gestão será mais assertiva, com certeza!
Gostou do conteúdo e quer conhecer a ferramenta? Entre em contato com o nosso consultor!