O segundo semestre chegou e com ele as responsabilidades do próximo ano também já estão batendo à porta.
O final do ano está muito próximo e esse é o melhor momento para os gestores escolares iniciarem o planejamento escolar do ano que está por vir.
Agora é a hora de analisar investimentos, reorganizar matrículas, pré-definir quadros de horários, e tudo que envolva um bom funcionamento para os próximos semestres.
Por isso, trouxemos algumas dicas que vão ajudar você, gestor escolar, a dar início ao planejamento escolar anual de forma simples, assertiva e descomplicada.
Boa leitura!
1º dica: Balanço patrimonial
Essa já é uma obrigação instituída por lei que deve ser feita ao final de cada ano pelas instituições escolares.
Esse balanço fornece dados precisos sobre toda a situação contábil e financeira da escola, analisando todas as contas que necessitam ser pagas e todo o valor de saldo restante.
Ter isso em mãos ajuda e muito para os próximos passos!
2º dica: Análise de investimentos
Depois de saber o quanto de valor tem em caixa, você pode distribuí-lo de uma forma mais precisa para os investimentos necessários.
Você deve analisar tudo que precisa ser mudado, atualizado ou reestruturado, para saber exatamente onde e quanto investir.
Analise minuciosamente cada investimento que pretende fazer e verifique se ele é mesmo necessário para aquele momento ou se pode aguardar.
3º dica: Busque automatizar seus processos
Outra dica muito importante e deve ser feita no planejamento anual é uma forma de otimizar os processos escolares usando a tecnologia.
Sabemos que dentro de uma escola são inúmeros os setores e ambos têm que trabalhar em harmonia. Mas quando dependemos de serviço manual, eles podem levar mais tempo do que nós esperamos.
Por isso, uma boa opção é automatizar todas as atividades usando um software de gestão como o CBK para garantir que processos como: rematrículas, entrega de boletins, gestão acadêmica, financeira e renovação de livros da biblioteca não sejam mais feitos por um funcionário e sim por um sistema de gestão.
Saiba mais: 4 funcionalidades importantes da CBK para sua escola
4º dica: Reavalie o seu corpo docente
Ao final do ano, você já tem noção, com base nos relatórios, como foi o rendimento dos professores em determinadas turmas.
Então, você já sabe qual docente deve manter no lugar e qual deve ser remanejado para que possa desempenhar sua função da melhor forma possível.
Além disso, já pode se basear com a recente experiência para a confecção do novo quadro de horários. Assim, se for necessário haver alguma mudança, não vai atrapalhar o novo semestre porque há tempo para ser reorganizado.
5º dica: Estude seus alunos
A essa altura do campeonato, você já sabe quem são os inadimplentes, os bons pagadores, que tem bom desempenho, quais são os menos comprometidos e já pode usar todo seu conhecimento para desenvolver novas abordagens no futuro.
Algumas opções que podem te ajudar a solucionar problemas relacionado aos estudantes, são:
- Buscar novas opções de cobrança das mensalidades;
- Apostar em aulas interativas para os desinteressado;
- Oferecer recompensa aos bons pagadores
Saiba mais: Saiba como reduzir a inadimplência na sua instituição
Essas foram 5 dicas básicas, mas que com certeza farão a diferença na hora de executar seu planejamento.
Gostou do conteúdo e tem algo a acrescentar? Deixe seu comentário!